Image

Em paz com a sua mente

Não é todo dia que se está em paz com a sua mente. Afinal, você nunca sabe quando ela vai pegar você de surpresa.
,

A gente tem muito para conversar sobre saúde mental. E esse tema ainda não está no top 3 temas do #SetePerguntas. É sobre o que é e como você define o que é qualidade de vida, como você quer viver melhor, e como você procura lidar com esses problemas. É sobre viver em paz com a sua mente, no que é um retorno a uma batalha que eu acreditei que eu venci, mas é aquilo que dizem: você ganhou a batalha, mas não a guerra. E uma guerra é feita de várias batalhas que você precisa vencer, e bem, essa é a minha guerra contra esse inimigo invisível que te ataca de surpresa, sem você esperar. Sim, a crise de ansiedade está de volta. E dessa vez com força total.

Quando essas coisas acontecem, eu procuro não ficar em silêncio, afinal, em silêncio já bastam as batalhas que eu enfrento, e essas eu encaro de frente. Mas sobre o motivo dessas batalhas, eu quero falar de uma forma mais aberta. É sobre isso que eu quero continuar conversando, e sobre como eu tenho que lidar com as minhas crises de ansiedade, que voltaram a ficar severas nessa semana. Elas não têm um motivo específico para acontecer. Elas simplesmente acontecem. E você não consegue evitar, é uma coisa que te pega de surpresa, desprevenido, e que reflete um pouco do seu momento, se for me aprofundar mais sobre isso.

Esse é um ano que além das possibilidades de mudança, traz também muitas preocupações consigo. Sobre como as coisas vão ser, sobre o que vai ser, sobre como você vai lidar, e principalmente, sobre se você esqueceu de alguma coisa que poderia fazer e não fez, de tantas coisas que você precisava fazer. É um monte de coisas na sua cabeça que se juntam as coisas que já estão lá. Sempre parece que alguma coisa está fora da ordem. E é, de certa forma, um potencializador de ansiedade, diante das tantas coisas que acontecem e eu tenho que lidar, muitas vezes sozinho, sem ter um manual de instruções na minha mente.

Durante três dias, tive crises de ansiedade daquelas que você se treme todo. E não se controla, a menos que alguém se dê conta e lhe ofereça água. A mais séria de todas elas foi a crise de ontem para hoje, que foi mais uma noite em claro, e noites em claro quando eu preciso dormir sempre soam como uma derrota para mim, principalmente porque ainda divido o quarto e ainda não o tenho disponível. Hoje eu fiquei completamente paralisado e só consegui me restabelecer por completo como? De noite. Nesta noite. Neste momento. Mas será que vai ser assim por quanto tempo? Não é todo dia que se está em paz com a sua mente. Afinal, você nunca sabe quando ela vai pegar você de surpresa.

E bem, este foi mais um dia, um dia daqueles que você nunca espera que se repita. Um dia que eu não queria que fosse como foi. Um dia que não foi como os outros, um dia onde a bagunça mais uma vez reinou na minha cabeça, mas é um dia para parar e pensar que é necessário estar em paz com a sua mente. Um dia que mostra que você ainda tem batalhas a enfrentar e desafios a vencer, que a guerra ainda não está completamente ganha. Sei que eu preciso enfrentar muitas batalhas ainda. Sei que eu preciso vencer, e eu vou vencer. Afinal, todos nós temos as nossas batalhas diárias, aquelas que a gente não faz a menor ideia de que o outro enfrenta. E está tudo bem.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 187: Sobre objetivos e metas - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 187: Sobre objetivos e metas
  2. Luneta Sonora 186: Um dia, um vídeo. Um dia, um short
  3. Luneta Sonora 185: Nem parece, mas eu voltei. A gravar
  4. Luneta Sonora 184: Minha meta para sites mais rápidos
  5. Luneta Sonora 183: Qual é o tempo que você tem?

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes