A tipografia do site é baseada em Helvetica. É importante para uma marca como a do site a uniformidade das fontes?
Pergunta feita por este editor
A uniformidade das fontes é importante para uma marca, porque é como ela fala com você, se você não consegue ouvir a voz dela. Aliás, a tipografia é como se fosse a voz da visão, já que a voz é uma coisa que a gente pode ouvir, mas não pode ver. Sabe o conceito de “música dos olhos”? É mais ou menos isso. Desde 2021, a fonte usada aqui no site é a Helvetica e suas variações, e desde que este site surgiu, eu já usei outras fontes que representaram de certo modo cada era deste site.
A primeira fonte que eu usei nas minhas marcas foi a Candara, que é uma fonte do Office. Usei de 2007 até 2013, até que foi bastante tempo, mas foi uma fonte que marcou época por aqui, porque viu praticamente várias ideias que até hoje estão maduras e consolidadas no site nascerem. E foi a fonte dos tempos mais amadores e difíceis do site, não que os atuais não sejam de certa forma. Mas que foi uma fonte que marcou época enquanto foi a minha oficial, ah, isso foi.
Em 2013, adotei a fonte Ubuntu, que é gratuita, já com a repaginação da marca quando do TCC. Representou uma revolução no sentido de que agora sim, era hora de voar mais alto. E foi com ela que eu fui para a mudança de plataforma, do Blogger para o WordPress. Foi usada até 2015, representou a transição da fase de construção e aprendizado para a fase de preparação para voos ainda maiores, não para menos usei um balão como marca, representando a necessidade de voar mais alto.
A partir de 2015, entrou em cena a Montserrat, fonte gratuita, que seria usada na marca da 612 Comunicação, e até hoje ela é empregada no projeto ainda que ele esteja em stand by. Em 2021, adotei a Helvetica para os meus projetos que assino com meu nome, tanto o site quanto o Luneta Sonora, bem como a comunicação das mídias sociais, o que foi possível por conta dos planos dos serviços que utilizo para criar as artes. Ela representa justamente aquilo que eu sinto como a minha voz ao ver várias artes com ela desde os tempos de infância.
Tive a oportunidade de instalar a fonte também nos meus dispositivos, tablet e celular. Para sentir que todas as vozes que eu ouço, mesmo que na minha imaginação, sejam um pouco a minha própria. Pelo menos é isso que eu sinto ao ver uma fonte, que é como se fosse uma voz para os olhos. Não para menos existem grandes empresas que tem investido em fontes personalizadas, que só elas podem usar. Pesquise sobre isso e você vai encontrar cases de empresas que você já conhece que utilizam fontes feitas especialmente para elas. Quem me dera ter uma.
É justamente por ser a voz que as pessoas veem que a escolha da fonte é fundamental para uma marca, principalmente se ela é uniforme com toda a comunicação, das artes para as mídias sociais até o site, da aplicação em impressos até o vídeo. É algo tão fundamental para uma marca quanto as cores e a forma. Eu sinto justamente isso quando escolho uma fonte para uma determinada marca, que ela vai ser a voz que as pessoas vão ver e vão ouvir na sua imaginação. Por isso eu considero que a tipografia é muito importante na concepção de uma marca.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: