O site vai apresentar um tom de vermelho rosado no Natal. Diferente da época junina, o site ainda vai exibir a cor até o dia 6 de janeiro. Acredita que a cor por si só simboliza a casa enfeitada para as datas comemorativas?
Pergunta feita por este editor
Como vocês já sabem, a marca do site adota três paletas de cores, no que eu chamei de “paletas sazonais” por representar as épocas de produtividade do ano. O esquema das paletas sazonais utiliza todas as cores primárias estabelecidas em 2019, quando foram lançados os elementos da identidade visual que até hoje são usados em um novo arranjo, que foi lançado neste ano. Como disse em uma ocasião anterior, as outras cores eram subutilizadas, para não dizer nada utilizadas. Eu até ensaiei usar tons de amarelo e vermelho em outros esquemas de identidade visual nos meus projetos nos anos anteriores, mas o azul sempre falava mais alto, como continua falando. O que mudou agora foi a possibilidade de usar as demais cores sem mexer na estrutura da identidade visual que eu montei.
Afinal, a identidade visual de 2025 é uma evolução das outras identidades da marca da luneta de um planeta, que estreou em 2017. Já faz tanto tempo que eu adotei essa marca que a princípio desacreditei, mas hoje eu não sei como seria definir os meus projetos sem ela. A cor predominante é e segue sendo o azul, que é a cor do site há 16 anos. Os tons não mudaram: o que eu mudei foi a ordem de prioridade das cores baseado na taxa de contraste obtida nelas com as cores branca e preta, predominando a cor preta. Mas agora, as datas comemorativas pedem esquemas especiais, e foi o que eu fiz tendo a oportunidade de dar aproveitamento a todas as cores da paleta, e a primeira aplicação prática ocorreu no mês passado, com a adoção do tom de amarelo bege para representar o período junino.
Nem parece que até a última segunda-feira o site apresentou um tom de amarelo bege. Esse tom, como bem expliquei, representou as festas juninas e estará de volta em 2026, só que tem uma coisa que eu gostaria de lembrar: é ano de Copa do Mundo de Seleções, aquela que o Brasil conquistou cinco vezes. E geralmente, não costumamos usar os mesmos enfeites de São João na época de Copa do Mundo; precisamos trocar por bandeiras puramente verde e amarelas, quando no máximo azuis e brancas. Até fizemos isso em 2022, porque a Copa era em dezembro, uma vez que o calor intenso no Catar, sede da Copa passada, impedia a realização do torneio no mês de junho. Nesse caso, usamos tiras de plástico misturado com os enfeites de Natal. Foi tudo muito louco, vocês não fazem ideia.
Mas conseguimos. Se acontecesse de novo, teria que providenciar um outro esquema de cores, mas isso é um assunto para outro tópico das #SetePerguntas. E é justamente sobre o ambiente de momento e o estado de espírito que as datas comemorativas pedem para aquela determinada ocasião. O São João no ano que vem vai significar uma outra coisa, por causa do contexto do futebol e da Seleção Brasileira, que é aquele time que todo mundo torce, independente da torcida que você tem por um clube de futebol. E aqui eu quero chegar também na própria dinâmica de organização que a FIFA está tentando trazer para a sua recém-criada Copa do Mundo de Clubes: será que as pessoas têm a mesma sensação de torcer para o seu clube de coração numa Copa do Mundo tal qual torcem para a seleção do seu país? Para muitos torcedores, seu time é a sua seleção.
A cor para mim simboliza isso: o ambiente, a casa enfeitada, as sensações que eu quero trazer para as pessoas. E isso explica por que eu quero trazer o tom de azul para o meu ambiente físico. Foi todo um trabalho de semiótica, neurodesign e psicologia das cores, que eu trabalhei para deixar a comunicação visual de uma forma única, que representasse não somente o meu estado de espírito, mas o estado de espírito de como as pessoas se sentem naquele momento em uma determinada data, que cor elas enxergam, o que elas sentem quando estão em uma época junina ou natalina. Quis brincar com as sensações, no melhor sentido da palavra, usando as cores. De amarelo para azul, de azul para vermelho, voltando para o azul que define o site durante todos os 365 dias do ano, mesmo que o site exiba uma outra cor para uma determinada ocasião.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.