Bloqueio criativo foi um tema que eu já tratei numa crônica de domingo. E que numa #ContentTalks pode ser tratada de uma maneira mais técnica e abrangente. É entender como é que você se mantém ativo e criativo com uma agenda onde você tem que escrever todos os dias. Enfim, é como se manter inspirado vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, contra todo bloqueio criativo, a gente faz de tudo.
E exercícios fazem parte disso. Vai além dos trabalhos que você faz para se manter. E chega nos desafios que você se propõe.
Um desses desafios é o de desenhos digitais; aprender a fazer, mostrar a evolução, ir fazendo e fazendo. É um modo de chamar as pessoas a participarem do processo criativo. Elas assistem, elas participam. Não deixa de ser um processo onde não me sinto sozinho criando alguma coisa. Mas tem coisas que ajudam a derrubar qualquer bloqueio. E te conto o que são.
A participação derruba qualquer bloqueio. Criar com pessoas derruba qualquer bloqueio. A cooperação derruba qualquer bloqueio, se me permitem ser repetitivo no final dessa frase. Mas entender que não se derruba um bloqueio criativo sozinho merece ser ressaltado.
Se eu conseguir fazer tudo isso sozinho, é muito raro. Mas o que se faz se faz para pessoas. Elas assistem, elas participam. E assim a gente vai derrubando bloqueios e criando novas ideias. Tudo começa nas redes sociais. Veja o quanto eu crio no Instagram. E o quanto as coisas evoluem para cá.
E se você ainda não se sente convidado, sinta-se em casa! A minha ideia é essa mesmo, é acolher, afinal, como não construir tudo isso se não houvessem pessoas?