Quantos assuntos a gente não planeja há tempos e tudo sai como o esperado? Ok, este poderia ser um assunto que eu estaria pensando em tratar há semanas. Mas não é o caso do tema desta semana. Porque o conteúdo de hoje eu fiz em cima do laço, que para quem não capta as minhas gírias próprias, é quando eu faço alguma coisa em cima da hora, no limite, antes que o tempo acabe. Mas se você vê este texto no ar neste momento, ainda que eu tenha colocado no ar próximo das dez horas da noite, significa que eu consegui finalizar este tema com os recursos que eu tinha no momento. E que você está lendo a qualquer momento.
Essa é uma das tantas características dos meus momentos de ansiedade, quando se gasta um tempo enorme pensando no que se vai fazer no futuro, porque eu preciso de ideias para sustentar o agora e planos de escape para o futuro, para o momento de enfrentar situações difíceis, e como eu contei outras vezes até no Conhecendo Você, eu tenho enfrentado momentos difíceis neste ano, que me fizeram questionar sobre o que eu estou fazendo, porque eu estou fazendo e se eu poderia continuar a fazer o que eu faço hoje. Muitas vezes você se sente isolado e procura justamente modos de escapar desses momentos nos seus pensamentos.
Vários temas aqui do site sentiram isso, inclusive um que eu não queria que sentisse tanto: o Luneta Sonora, que tem episódios indo ao ar quase de 19, 20 horas. Eu não queria isso. Eu até planejei mudar o dia do caderno que entraria no ar após o #40folhas, mas eu entendi que somente adiar o #48folhas, que foi o caderno que entrou no ar em seu lugar, não resolveria muita coisa, visto que eu ainda consigo fazer algumas frentes de desenhos, como eu fiz as três primeiras, ainda que com todas as dificuldades enfrentadas por conta de restrições do aplicativo que eu usava, no que eu precisei trocar já nessa nova cor da #FolhaColorida. E eu gostei do resultado.
Apesar disso, eu ainda não editei os vídeos dos outros quatro desenhos, que já estão gravados, com as artes feitas e tudo mais. Eu tenho feito as coisas com bastante nervosismo ultimamente, é verdade. Mas eu não me deixei abater pelas dificuldades e tento fazer o possível para entregar o meu melhor para as pessoas, porque eu entendo que essa é a minha missão e dela eu não posso declinar. E que eu não me imaginaria fazendo outra coisa, não me imaginaria sendo só mais um. Sei que tudo isso é apenas uma fase. Mas quanto tempo essa fase ainda vai durar? Quanto tempo ainda vou precisar me esforçar o máximo para as coisas das quais não preciso provar nada para ninguém?
Mas se tem uma coisa de que eu me orgulho, é de não ter deixado um dia sequer em aberto, de não ter pulado nenhum dia e não ter deixado nenhum buraco ao longo dos anos. E esse dia não seria hoje, depois de 992 dias de trabalho contínuo no site, desde que eu estabeleci uma agenda que me norteasse a escrever sobre determinados temas a cada dia da semana. Porque se você lê este texto, significa que mais um passo dessa missão foi cumprido, e mais um dia foi concluído. Aos trancos e barrancos, diante de todas as limitações e dificuldades, mas eu consegui, e eu estou aqui, pronto para iniciar mais um dia.