Image

Comunicar é resistir

O que significa, para você, “comunicar é resistir”?

O que significa, para você, “comunicar é resistir”?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Comunicar é resistir. Não poderia começar este texto de outra forma senão pela frase que define o tema desta semana. Sobre como a comunicação virou a minha válvula de escape, de como a comunicação virou uma ferramenta importante para dizer que ninguém melhor para se fazer ouvir do que você mesmo. Afinal, o que é a comunicação e para quem a gente tá falando? Que comunicação você busca? Qual o seu objetivo e o que você espera? A resistência começa quando você se depara com fórmulas prontas que não combinam com as suas ideias. Quando você não as encontra, sente a necessidade de comunicar. Por si, por todos.

É transmitir o que você pensa, é compartilhar o que você deseja. É atingir os seus objetivos. É entender como você quer ser visto e lembrado, não só pela sua habilidade em comunicar, mas pelo que te motiva a comunicar. E o que te motiva a comunicar? O que te move pelos seus objetivos? A comunicação nasce dessa necessidade, de trazer pontos de vista, de difundir as suas ideias e ser a voz de onde você não encontra voz. É nesse momento que a gente sente a necessidade de comunicar e descobre o quanto a comunicação vai além da necessidade de fazer a sua voz ser ouvida. Se torna um ato de resistência.

Quando você não encontra uma voz para ser ouvido, você se torna a voz para que outras pessoas ouçam. Quando você não encontra uma válvula de escape para transmitir essas ideias, você mesmo a cria. Você cria o que você não encontra, eu mesmo sou assim. De tantas coisas que eu não encontrava, eu mesmo as inventei. De todas as portas que se fecharam para mim, eu abri as minhas próprias. De todas as pedras que encontrei no caminho, fiz o meu próprio. Eu mesmo fiz acontecer o que não aconteceu para mim. Não quis esperar por uma oportunidade que jamais chegaria. Não há tempo de esperar o que está guardado em você.

É nesse momento que você sente a necessidade de comunicar para transmitir as suas ideias e transformar em uma válvula de escape fundamental para transformar os seus objetivos em realidade. E você consegue isso tudo através da comunicação. Comunicar é transmitir o que se ama, é transmitir o que se deseja com a sua voz e a sua alma. E quando você fura a barreira daquilo que querem manter escondido ou longe do mundo, você ignora tudo isso e se mostra como você mesmo. Porque você sabe do seu potencial e sabe muito bem que ninguém melhor do que você mesmo para mostrar do que você é capaz.

Você entende que a sua luta faz sentido quando a sua voz é ouvida. Sabe que é uma voz relevante quando se torna uma referência. Você constrói aquilo que antes não existia. Constrói o que queria encontrar. Transforma ideias em realidade. Portas fechadas em portas que você mesmo abre com a sua força. Pedras no caminho no próprio caminho. O que te move é e sempre será a sua coragem de ser a voz de quem não tem voz. O que te move é a coragem de construir tudo aquilo que antes não escondia. Sabe a importância de comunicar e sabe o quanto isso importa, afinal, comunicar sempre será um ato de resistência.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile