O Trevo de Mangabeira – ou melhor, das Mangabeiras – vai beneficiar um universo de 200 mil pessoas – para não dizer quase toda uma cidade. Passarão por lá cerca de 30 mil veículos entre carros, caminhões, motos, e principalmente, ônibus. Como 80% das linhas de ônibus do Rangel tem Mangabeira como destino ou passagem, inevitavelmente você passará por lá. E não só você do Rangel: é para você do Cristo, dos Bancários, Valentina, Penha, José Américo…
Nesta segunda-feira, 31 de agosto, foi entregue pelo Governador Ricardo Coutinho o Trevo das Mangabeiras. Orçado em R$ 21,6 milhões e considerada a maior obra de mobilidade urbana já executada até aqui em João Pessoa, o trevo substitui uma rotatória que existia no local, porta principal de entrada do bairro de Mangabeira. A partir de agora, cerca de 30 mil veículos entre carros, motos, caminhões, e principalmente ônibus, passarão pelo local, que tem como objetivo minimizar o gargalo que existia no trânsito da entrada do bairro de Mangabeira. A intervenção influi nos roteiros dos ônibus, e é isso que você vai conferir neste post.
O Trevo de Mangabeira consiste em um viaduto que liga os Bancários à Mangabeira, passando por baixo da Hilton Souto Maior, que agora passa em linha reta do José Américo à Penha. Essas ruas são ligadas por quatro alças. Mas o trevo não é só isso; ruas paralelas foram asfaltadas para servirem como áreas de escape do trânsito e de linhas de ônibus. O trevo também possui duas alças extras, que ligam Mangabeira a Hilton Souto Maior.
Os desvios utilizados pelos ônibus durante todo o período de obras do Trevo das Mangabeiras serão definitivamente utilizados por algumas linhas, e outras utilizarão o Trevo nos itinerários. Baseado nos antigos itinerários das linhas e na configuração estrutural dos mesmos, as linhas de ônibus que passam no local devem seguir os seguintes roteiros no Trevo das Mangabeiras:
303 e 2515- Sentido Centro/Bairro
Continuarão a usar as ruas Paulino Santos Coelho e Celso de Paiva Leite, por trás da sede da Cehap. Saindo da última, entram na Hilton Souto Maior em direção ao girador de Mangabeira por Dentro.
5206 e 5209- Sentido Centro/Bairro
Entram em Mangabeira através de uma alça que leva até a rua Comerciante Antônio Patrício Leite, de onde dobra à esquerda para a rua Francisco Trajano de Oliveira. A partir daqui entram na Josefa Taveira em direção aos seus itinerários normais.
207 e 5305- Sentido Mangabeira Shopping
Saem da Josefa Taveira entrando na rua Silvano Franco de Oliveira, entram à esquerda na rua Francisca Maria Bezerra Cavalcante, que se conecta à Hilton Souto Maior através de uma alça, ligando a via ao sentido Penha.
301, 3200, 3207, 3507, 5206 e 5600- Sentido Bairro/Centro
301, 2300, 5307, 2514 e 5600- Sentido Centro/Bairro
Passam reto por cima do viaduto do Trevo de Mangabeira nos respectivos sentidos.
302, 2307, 2509, 5307 e 5603- Sentido Centro/Bairro
Passam reto por cima do Viaduto do Trevo de Mangabeira, porém pegam a alça de ligação à Hilton Souto Maior, de onde seguem no sentido Mangabeira Shopping/Penha.
302, 5209, 3507 e 5603- Sentido Bairro/Centro
Continuarão usando o acesso que fica na lateral do Mangabeira Shopping, de onde seguem para a Av. Santa Bárbara e Paulino Santos Coelho, de onde seguem para a principal dos Bancários.
2307, 2509 e 2514- Sentido Bairro/Centro
Passam reto por cima do Viaduto do Trevo de Mangabeira, porém pegam a alça de ligação à Hilton Souto Maior que fica em frente à Secretaria de Segurança, de onde seguem no sentido José Américo/Cristo-Rangel.
3207- Sentido Centro/Bairro
Passa reto por baixo do Viaduto do Trevo de Mangabeira, na Hilton Souto Maior, sentido Mangabeira Shopping/Penha.
303 e 5210- Sentido Bairro/Centro
Ao sair do girador de Mangabeira por Dentro, seguem pela Hilton Souto Maior, porém pegam a alça de ligação ao Trevo de Mangabeira que fica em frente à Unicred, por onde passam por cima e seguem para os Bancários.
508 e I007- Retorno
Passam na Hilton Souto Maior, sobe o Viaduto do Trevo de Mangabeira por meio da alça da Cehap e descem para entrar na Hilton Souto Maior novamente, na alça oposta. Outra possibilidade é a utilização do girador de Mangabeira por Dentro para fazer o retorno, mas até aqui, as duas linhas farão o retorno pelo Trevo.
5305- Sentido Mangabeira Shopping/Jacumã
Passa por baixo do Viaduto, acessa a alça de ligação da Cehap e entra pelo Viaduto do Trevo na Josefa Taveira.
Otimização no tempo das viagens
As empresas de ônibus esperam que o Trevo seja um fator para a otimização do tempo das suas viagens, que sofriam constantemente com atrasos devido aos congestionamentos na antiga rotatória. As linhas de Mangabeira devem sentir esse ganho nas viagens. Isso faz toda a diferença no planejamento das linhas, no serviço das empresas, e na satisfação dos passageiros.
É a partir desse fator que o sistema será melhor planejado para a demanda do Mangabeira Shopping, uma vez que as obras impediam uma mensuração maior dessa demanda. Já é certo, pela nova configuração dos roteiros, que as linhas do Cidade Verde e da Penha receberão – como já recebem – essa demanda extra. A Transnacional havia se antecipado: transformou as linhas 209 e 514 nas circulares 2509 e 5209 no início de 2014, criou a integracional 207-Penha/Mangabeira, transferiu o ponto final do 203-Mangabeira/Rangel para as proximidades do Mangabeira Shopping (em frente à Contax) e incorporou dois articulados à frota da linha 302-Cidade Verde/Pedro II.
A linha 203 também teve seu itinerário alterado em Mangabeira, passando a trafegar em Mangabeira por Dentro, como modo de dimensionar a demanda dessa região de Mangabeira para o Mangabeira Shopping e empresas das proximidades. Essa alteração se deu em março de 2015, e fez com que a linha 203 saltasse de sete para nove veículos, passando a ser a maior linha do corredor 2 de Fevereiro em número de ônibus.
Os roteiros das linhas de Mangabeira no Trevo estão sujeitos a alterações devido ao dimensionamento da demanda, entre outros fatores.
Não estranhem o nome do Trevo das Mangabeiras no plural. O bairro de Mangabeira é dividido em oito partes. A intenção é ser o trevo de todas as Mangabeiras.
Dúvidas? Comente o post que posso responde-las.