COMO É O NOME?

O noticiário internacional vem acompanhando nos últimos dias uma série de problemas em aeroportos europeus provocados por uma nuvem de […]
, ,

O noticiário internacional vem acompanhando nos últimos dias uma série de problemas em aeroportos europeus provocados por uma nuvem de cinzas lançadas pela erupção de um vulcão na Islândia.

Acontece que na maioria das vezes, a imprensa termina omitindo uma informação básica: o nome do vulcão. É trocada por “cinzas do vulcão da Islândia”, ou “cinzas de um vulcão da Islândia”, ou qualquer coisa para não falar o quase impronunciável nome do vulcão Eyjafjallajökull, cuja erupção provocou toda essa confusão na aviação europeia.

Isso não se resume apenas a imprensa televisiva. O nome do vulcão confunde até quem escreve na Internet. Veja como o vulcão da Islândia apareceu escrito em vários sites:

Eyjafjöll
Eyjafjallajokull
Eyjafjallajoekull
Eyjafjalla
Eyjafjllajökukk

Segundo a Wikipedia, que também fornece um áudio de como é a pronúncia correta do nome, o nome Eyjafjallajökull significa:

O nome Eyjafjallajökull é uma aglutinação dos substantivos islandeses eyja, fjalla e jökull, respectivamente "ilha", "montanha" (ambos no genitivo plural) e "geleira". O termo pode ser traduzido, literalmente, como "geleira das montanhas das ilhas" — o Eyjafjallajökull se encontra nas proximidades das ilhas Vestmann.

Ouvindo o áudio da Wikipedia, percebe-se que a pronúncia do nome é quase “eizazarill” ou “eijajarill”.

Assim, treinando a pronúncia, não precisava nem omitir o nome do vulcão na hora de noticiar o fato, já que na Islândia, uma ilha de origem vulcânica situada no norte da Europa, existem várias geleiras como o Eyjafjallajökull que também escondem vulcões. Da maneira como as notícias a respeito dos acontecimentos gerados pela erupção do vulcão estão sendo veiculadas, passa a impressão de que a Islândia só tem um vulcão (ou os vulcões de lá não tem nome).

<

p align=”justify”>E assim o Eyjafjallajökull vem causando confusão no espaço aéreo europeu (que está começando a voltar ao normal). E na cabeça de quem não consegue pronunciar, escrever ou soletrar seu nome corretamente. Não custa nada treinar a pronúncia. É melhor do que omitir um detalhe tão simples.

FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Sair da versão mobile