O episódio de hoje de nosso cartão de visita é outra linha de ônibus que faz parte do cenário do bairro do Cristo, e leva o nome do bairro. Estamos falando da linha 204-Cristo, uma linha com seis carros que trafega por dentro do bairro e que sofre com os problemas da lotação. Afinal quando um vem, todos pegam.
Esse é um cartão de visita mais breve. A história de uma das filhas do 204 pode ser encontrada aqui.
A história foi enviada pelo blog ao portal Ônibus Paraibanos, e nós republicaremos aqui com algumas adaptações.
A história do 204
A linha 204 é bem mais que uma linha: tornou-se um verdadeiro complexo que acompanhou o crescimento da parte oeste do bairro e das comunidades que se formaram ao redor dele, que cada vez mais se distanciavam do centro nervoso do Cristo e do Rangel. Tanto que à medida que a demanda crescia, a linha acabou gerando duas filhas: a 208, fruto de cisão de três dos carros da linha, e o 5204, resultado de uma cisão dos Opcionais do 204 com os do 511.
Do outro lado da área onde a linha roda estão as comunidades da Rua do Rio e Cidade dos Funcionários, comunidades essas separadas do Cristo pelo Rio Jaguaribe, mas que contam com vários acessos terrestres e uma divisão de área aparente: de um lado as 3 linhas do complexo 204 (204, 208 e 5204) operadas pela Unitrans/Transnacional, do outro as linhas 105 e 109 operadas pela Santa Maria.
Nesta série contamos a história da linha 204 e como ela evoluiu de uma simples linha radial interna para um complexo de três linhas.
A linha em si
O bairro do Cristo não se resume só a ser parte do corredor 2. Pelo tamanho, foi criada uma linha interna que trafega pelas partes mais distantes do bairro, que integra por completo o segundo maior contingente populacional de João Pessoa, junto com o Rangel. Essa linha ligaria essas comunidades da parte oeste do bairro até o Centro. Supõe-se que a linha tenha sido criada em meados de 1970.
A linha nasceu “Cristo Redentor” e fora operada pela Canaã, sendo uma das linhas mais antigas do bairro. Como todas as outras linhas, recebeu em 1986 um código numérico, no caso do Cristo, 204.
A Canaã seria incorporada mais tarde à São Judas Tadeu, que opera a linha durante um breve período de tempo até dezembro de 1988, quando a atual operadora, a Transnacional, assume a linha.
Como ela rodou, segundo a memória do editor
Em seus tempos mais áureos, antes de 1993, a linha chegou a operar com 12 carros. E até abrigou veículos únicos quando a TN se permitia variar a frota. Lá estiveram presentes entre 1992 e 1995 os primeiros e únicos Thamco Scorpion de João Pessoa, 0722 e 0780, além dos GLS Bus 0776, 0777, 0780, 0781 e 0782, os últimos remanejados do 511.
Desde 1999 ela deixou de ser uma mera receptora de veículos de outras linhas e passa a categoria de linha principal, recebendo Torinos GV como 0749 e 07129, primeiros veículos zero desde os Scorpion. Nessa mesma condição, em 1999, a linha 204 é incluída no sistema Opcional, com os carros 07209 e 07212, de onde sai com a criação de sua segunda filha, a linha 5204-Cristo/Manaíra Shopping, que absorve tanto seus opcionais quanto os da linha 511-Tambaú/Manaíra Shopping.
Lá passaram também o Pluss 07198 e o Viale 07172, primeiros desses modelos na linha. A linha também acolheu os carros mais novos de linhas que a TN havia deixado de operar, casos dos atuais fixos 07208, ex-integrante do 513, e 0721, ex-integrante do 603.
Modificação no itinerário – por dentro do bairro
Em 8 de outubro de 2011, a linha 204 (bem como a linha-filha 5204) passa por alteração em seu itinerário dentro do bairro, passando a circular nas ruas Dom Bosco, Francisco Cabral e José Monteiro, atendendo as comunidades Casarão, Vale Verde e Novo Horizonte, áreas do Cristo que fica a menos de poucos metros do bairro de Cruz das Armas. Em 2012, o itinerário é remodificado: da José Monteiro, os ônibus passam a trafegar numa paralela antes, a José Tavares, visto que a infraestrutura da José Monteiro não suportou o tráfego de ônibus.
A atual frota do 204 é composta pelos carros 0721, 0738, 0748, 0765, 0782 e 07208.