É verão, alta estação, ocupação máxima nos hotéis, cidade repleta de turistas, praia e… Sol? Cadê o Sol? Ninguém me contou que chovia em janeiro por aqui? Se faz “Sol o ano inteiro” em João Pessoa, em algum momento vai chover. Mas a chuva chegou foi cedo demais.
Calma, eu sei que você não entendeu, mas chuva de verão não poderia ser algo para se estranhar. Geralmente por aqui em João Pessoa a estação de chuva é junho, julho, mas faz tempo que nesses meses até faz frio, mas mal tem caído uma chuva.
O tempo está louco, e a culpa é nossa. Das nossas escolhas frenéticas que não levaram em consideração que a atmosfera vai responder em forma de mudanças climáticas. As consequências demoram, mas elas chegam, e esse é um exemplo bem claro – como água – disso.
E quando se fala em mudanças climáticas, não é exagero nenhum. Como disse, são consequências de poluição, desmatamento – que nem precisa ser aqui perto -, menos verde e mais cimento. E o resultado dessas atitudes a longo prazo pode demorar, mas vem.
Em tempos assim loucos, onde uma hora faz um Sol de rachar e em outra chove, variação brusca de temperatura não é bom para muitos narizes. Quem sofre de rinite alérgica, por exemplo, sabe muito bem disso.
Você quer curtir um fim de semana de Sol, eu sei. Só precisa combinar com a natureza. Talvez precisasse ter feito antes. Mas pode ainda não ser tarde. Enquanto isso, a alta estação tem seus momentos de fazer Sol e fazer chuva.