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A influência das cores

As cores têm uma influência na linguagem e na identidade visual de um projeto. Você concorda que elas comunicam tanto quanto uma tipografia, estilo de redação, símbolos empregados e linha editorial?
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As cores têm uma influência na linguagem e na identidade visual de um projeto. Você concorda que elas comunicam tanto quanto uma tipografia, estilo de redação, símbolos empregados e linha editorial?

Pergunta feita por este editor

Percepção visual é tudo quando a gente cria uma marca, e um dos fatores que ajudam a construir um conceito de marca para além do visual está nas cores que a gente emprega para criar os nossos projetos. Há mais de dez anos, eu trouxe um artigo sobre a mensagem das cores para a faculdade onde eu fiz Publicidade e Propaganda, que está publicado em sua íntegra no site, afinal, era um artigo de uma página só para apresentar na iniciação científica, mas que rendeu um slide imenso de 43 páginas que eu apresentei para uma plateia, em uma das poucas experiências que eu tive de apresentar um trabalho para o público. E aí eu faço a seguinte pergunta: será que quase uma década depois, este conceito continua atual?

Esse, na verdade, é um conceito que nunca envelhece, pelo contrário, se fortalece. As cores trazem sensações, trazem percepções e trazem possibilidades, e elas influenciam na linguagem e na identidade visual de um projeto no sentido de que é uma escolha que é feita justamente para marcar. Uma escolha correta faz toda a diferença quando se trabalha com um projeto importante, uma identidade visual, e a gente estuda como as cores influenciam na mente de uma pessoa. E traz vários conceitos de aplicação para entender melhor: que cor vai marcar aquele projeto e como eu posso trabalhar esse conceito no meu projeto?

No artigo de 2013 eu falei sobre como as cores podem provocar diferentes sensações para quem as vê e como a publicidade trabalha com isso em seus projetos de identidade visual ou campanhas. Sobre como determinadas cores influenciam em comportamentos de consumo e fixação de uma marca na mente dos consumidores. De todos os fatores que são estudados para criação de projetos, campanhas, identidades, uma das mais importantes, sem dúvida, é a escolha das cores de uma campanha ou marca, na certeza de que isso faz toda a diferença para o público-alvo, e que nada disso é trabalhado à toa.

Também falei no mesmo artigo de 2013 sobre como a cor é um elemento fundamental na composição de uma mensagem, seja ela publicitária ou não, e de como as combinações de cores são importantes para a transmissão de uma mensagem, para além do que nela está escrito, para além do que nela se vê. Nada disso mudou, lógico. A psicologia das cores é uma coisa que se aperfeiçoa ao longo dos anos, e revisitar esse artigo me dá a oportunidade de atualizar esses conceitos, só que agora com um público mais amplo e interessado em saber mais sobre a mensagem das cores e como a escolha das cores certas para cada projeto pode fazer a diferença.

Tanto quanto a tipografia, o estilo de redação, símbolos, linha editorial, a paleta de cores é um dos elementos fundamentais e indispensáveis a construção de qualquer projeto, como a gente escolhe a cor para pintar as paredes da nossa casa. É com base no que eu escrevi e apresentei há dez anos que eu vou conversar com vocês sobre a mensagem das cores ao longo desta semana. Afinal, essa é uma mensagem que sempre se atualiza e nunca envelhece. A gente só precisa, lógico, trazer a discussão para 2024, quase dez anos depois de formado, e mesmo não trabalhando efetivamente nesse mercado, se atualizando constantemente, porque é isso que o mercado exige de nós: atualização de conceitos, sobre tudo, inclusive da mensagem das cores.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

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