No último dia 13 de novembro, apresentei na Iniciação Científica do IESP um artigo sobre a mensagem das cores e a percepção que o ser humano tem delas. Mostrei como a publicidade tem tirado proveito desses significados simbólicos que os seres humanos atribuíram as cores, passando de percepção visual a elemento de comunicação.
O artigo a seguir foi a segunda nota da matéria Laboratório de Publicidade Impressa. Segue abaixo o slide da apresentação e o artigo – adaptado para o blog. O original não tem parágrafos.
A cor é bem mais que somente uma simples percepção visual. A ela se atribuem significados e percepções psicológicas que nos fazem sentir familiarizados com um determinado ambiente ou mensagem transmitida. Ao longo dos tempos, os seres humanos aprenderam a atribuir significados simbólicos às cores conforme foram descobrindo que elas podem transmitir um conforto, uma energia, uma mensagem sem palavras, algo que foge somente do significado físico e visual.
E isso pode ser notado, num exemplo simples, numa comemoração de ano novo, quando as pessoas se vestem de branco para trazer a paz, de amarelo para atrair dinheiro, ou de verde para trazer a esperança para o ano que virá. Em outro exemplo simples, a cor preta é atribuída o significado de ausência. Os tons avermelhados transmitem determinados níveis de intensidade das sensações humanas, como o amor, representada pela cor vermelha, e a paixão, representada pela cor de rosa, embora em outras teorias a paixão também seja representada pela cor vermelha.
A cor pode nos trazer diversas sensações, da alegria à tristeza, da paz ao incômodo. A partir dessa percepção natural que todos nós, seres humanos, temos das cores, o objetivo do estudo é entender a psicologia e a mensagem das cores e como a publicidade pode utilizar dos significados das cores como base para uma melhor seleção dos tons e de suas combinações como componente para a transmissão de determinadas mensagens, bem como na fixação de marcas na mente dos consumidores, que podem identificar uma marca pelos seus tons. Este estudo foi feito a partir de uma pesquisa exploratória com base em pesquisas em vários sites relacionados a design, psicologia e significado das cores.
As cores são capazes de provocar diferentes sensações a quem vê, tanto que é preciso certo estudo de percepção e psicologia para encontrar as combinações certas para cada marca e cada ocasião, uma vez que cada um de nós tem uma escala própria de cores e que os seres humanos são influenciados pelas mesmas.
Combinações como azul e branco e azul e vermelho são consideradas mais eficazes para a transmissão de uma mensagem, enquanto outras, como as combinações como amarelo e verde e vermelho e verde são consideradas ineficazes na aplicação publicitária, sendo usadas em ocasiões especificas para a aplicação em mensagens para determinados ambientes temáticos e de negócios específicos. A cor vermelha é considerada estimulante e excitante, sendo esta a cor mais adequada para demonstrar a alegria, o entusiasmo e a comunicação.
Com isso, é possível afirmar que a cor é um elemento fundamental na composição de uma mensagem, seja ela publicitária ou não, bem como as combinações entre cores também são importantes para uma melhor transmissão dessa mensagem, atribuindo a ela um significado específico ou generalizado. Assim, uma boa escolha das cores e de suas combinações são essencialmente fundamentais para o ambiente e a transmissão de uma mensagem, uma vez que a cor é um elemento que pode transmitir as mais diferentes sensações nas pessoas, mesmo que essas sensações sejam consideradas subjetivas e psicológicas.