Todo ano novo traz uma palavra que eu não sei como eu ainda não usei nos posts de dezembro do ano passado: renovação. Todo ano você renova os seus votos de paz, amor e felicidade. Mais do que isso, você tem a esperança de que um ano novo traga a renovação de ideias. E estar em renovação constante é importante para se manter em constante movimento. O que é constante sempre permanece, e é nessa esperança que você se apega para se manter em movimento.
E porque se apegar na esperança de se manter constante? São muitas coisas que explicam, e em todas as coisas a explicação está no tempo que a gente precisa aproveitar. Se manter constante é se manter em movimento, e quando você se mantém em movimento, pensa em novas ideias e novos momentos, na certeza de que você vai ter um ano melhor do que o ano que passou. E quer que esse ano seja melhor, que as esperanças se renovem, que os sonhos se mantenham vivos.
Tem momentos em que você se pega em um dia produtivo. Em outros, você acha que não está fazendo nada. E em outros tantos, você se depara com o bloqueio criativo, que é algo que eu já falei em outras ocasiões e muitas vezes me pega. O bloqueio criativo é o tema de uma outra conversa. O que eu quero falar hoje é justamente sobre o hoje. Sobre o momento, sobre o agora. Sobre que a força de vontade me permite fazer. De estar em renovação constante. Faz ideia do que é isso e no quanto isso faz toda a diferença?
Renovação é uma coisa que muitas vezes você não se dá conta. Mas acontece, acontece o tempo todo, a todo momento, na necessidade de acontecer, no sonho que se torna realidade. E é nesse momento em que a renovação acontece que você se dá conta de que precisa andar para frente. De que precisa avançar, de que não pode desanimar, na certeza de que tudo o que você precisa fazer é se movimentar. Mas muita gente fica parada acreditando que tudo cai do céu. Não é assim.
Isso mesmo, meu amigo, movimente-se em busca dos seus sonhos! Não fica parado esperando o tempo passar, porque se você não se move, você perde o bonde, nada vai dar certo, porque nada que a gente faz, nada que a gente sonha em ter e em viver vem sem esforço, e a lei do menor esforço é a mais perigosa que existe, no sentido de que nada acontece e nada se renova se você não se movimenta, e você sabe como é que são as coisas nesse mundo onde tudo aquilo que não se pode perder são as oportunidades: o que vem fácil vai fácil.
E não adianta acreditar que pode voltar no tempo ou que seria diferente se as coisas não fossem da maneira que você acredita. O tempo passa em sentido único, e o que passou não volta. Esse é o nosso ritmo, o ritmo de renovação constante, onde não se pode ficar parado esperando o tempo passar. Afinal, você sabe como é: quando o tempo passa, a gente sente falta daquilo que viveu, e até mesmo não viveu, mas quer de alguma maneira aproveitar o tempo e o momento.
#31conversas
Todo mês de janeiro tem #31conversas sobre a vida, o começo do ano, planos, muita coisa. Uma conversa por dia durante todos os 31 dias do primeiro mês de cada ano, sem tema, sem nada: não precisa partir de uma pergunta, uma boa conversa já é o suficiente.