Uma das funcionalidades mais aguardadas do WhatsApp é a de poder usar a sua conta em um celular secundário em vez de computadores, como acontece hoje no WhatsApp Web. Pois bem: começou a entrar em testes o chamado modo complementar; o que é isso? É um recurso que permite o uso de uma conta do WhatsApp em mais de um dispositivo. A descoberta é do WABetaInfo.
Como nunca é importante lembrar, este é um recurso beta, não está ainda na versão regular do aplicativo nem muito menos tem uma previsão exata de quando isso vai acontecer. Agora vamos lá, como é que vai funcionar isso quando estiver disponível? Na prática, do mesmo jeito que no WhatsApp Web (lógico), com a atenção a maneira como isso vai se dar no segundo telefone.
Pelos prints, o que dá a entender é que o segundo telefone não pode já ter uma conta vinculada, ou seja, é no ato da conexão da linha que você vai fazer isso. Em vez de colocar o número do telefone, você irá para “Link a device” (Vincular dispositivo) que ele vai gerar um QR Code a ser lido pelo telefone primário (o que está com a linha). Se esta opção aparecer na sua versão beta, você pode testar o recurso, ciente de que ele ainda não está totalmente pronto.
Assim, com o recurso de modo complementar, tudo o que está no telefone primário será sincronizado com o que está no telefone secundário. Essa sincronização seria válida para até 4 dispositivos – e desses 4, até 2 telefones. A criptografia de ponta a ponta fica logicamente preservada, como o WhatsApp sempre prezou.
Esses betas do recurso de modo complementar do WhatsApp apareceram primeiro para alguns testadores da versão Android, no que está sendo implementado de uma forma gradual para os usuários dessas versões de teste para só aí ser lançado na versão regular, no que volto a ressaltar, não tem nenhuma previsão exata de quando isso vai acontecer.