Evite cair em golpes no WhatsApp no fim de ano

josivandroavelar.com.br

Imagine a seguinte situação: um amigo seu te manda uma mensagem no WhatsApp dizendo que precisa urgentemente de dinheiro para resolver um problema urgente.

Só que você conhece o seu amigo. E sabe que ele está com a vida resolvida, O que aconteceu?

O seu amigo caiu em um golpe! Ingenuamente ele fez algo que não deveria e teve o WhatsApp "sequestrado".

E como faço para não cair em golpes como esse, ainda mais em fim de ano, quando eles são bem comuns? Afinal os golpistas tentam garantir o seu décimo terceiro. Literalmente.

Quando você ativa o WhatsApp em um telefone, você recebe um código de notificação pelo SMS, que você não deve compartilhar com ninguém.

A vítima do golpe recebeu uma mensagem de alguém se passando por uma empresa fazendo recadastramento ou coisa parecida, e o golpista pediu esse código de verificação como se fosse o código de recadastramento.

Desconfie e jamais faça isso em chats de WhatsApp. Essas mensagens dos códigos de WhatsApp são identificadas facilmente e você só sabe quando recebe porque você está reinstalando o aplicativo.

Aprenda a seguir como configurar a verificação em duas etapas, que ajuda a evitar esses problemas.

Vá em Configurações > Conta...

1

Ative a confirmação em duas etapas e crie um código de seis dígitos que você vai digitando conforme solicitado, apenas para que você memorize. Quando você for trocar de celular, você vai precisar dele.

2

NÃO compartilhe o código da verificação em duas etapas nem qualquer mensagem de SMS do WhatsApp. Apenas isto basta para evitar qualquer problema com a sua conta.

Mantenha sua conta do WhatsApp segura neste fim de ano!

Imagens: Reprodução Unsplash GIFs: Reprodução Tenor Prints: Josivandro Avelar