Como anda o ônibus em João Pessoa?
josivandroavelar.com.br
O sistema de transporte coletivo de João Pessoa não voltou o mesmo de antes, quando ficou parado por quase cem dias em decorrência da pandemia da COVID-19.
Várias linhas voltaram de uma maneira completamente diferente, outras não irão voltar mais. As circulares de bairro estão entre essas linhas que não voltam.
Essas linhas em tese inibiriam qualquer integração, seja ela qual fosse. Isso porque reduz a possibilidade de integração entre as linhas, uma vez que pelas restrições da Integração Temporal, não conseguem se integrar entre si por serem circulares.
Com isso, linhas estão sendo "descircularizadas", casos de 515 e 210, e mais recentemente, 304 e 518, que assumiram os lugares das antigas 3510 e 5310. E linhas de bairro estão sendo criadas. Na terça-feira, entrou em operação uma linha de ligação entre o Grotão e o Colinas do Sul.
Logicamente, essa reestruturação causa estranheza na população pessoense, acostumada a antiga estrutura das linhas de ônibus. Mas é com ela que o pessoense terá que conviver nesse "novo normal".
A criação de conexões interbairros é uma das propostas do Plano de Mobilidade Urbana, apresentado pela PMJP. Apesar de ter sido construído, segundo a PMJP, com participação popular, a população ainda não teve acesso nem ao menos a um resumo do que foi planejado para a mobilidade urbana da capital paraibana nos próximos 18 anos.
Como você vai viver e se deslocar em João Pessoa nos próximos 18 anos?
A relação entre o pessoense e o ônibus é a mais intensa de todas. E o passageiro vai pensar nisso também nas urnas.
Editado no bairro do Rangel, João Pessoa, Paraíba