Você deve estar sabendo que o X, antigo Twitter, foi bloqueado em todo o Brasil desde a última sexta-feira. A rede fechou sua representação no Brasil e teria que indicar um representante para responder pelas demandas judiciais, o que a empresa não fez.
Como se sabe, a rede pertence a Elon Musk, que está em pé de guerra com o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou as medidas à vista do bloqueio de contas que estariam espalhando discursos antidemocráticos, Moraes determinou o bloqueio dessas contas.
Musk não só não obedeceu as demandas como fez várias críticas públicas ao ministro. Encerrou a representação da rede social no Brasil, o que fez com que Moraes determinasse que a rede indicasse um representante e pagasse multas, ou seria suspensa. Foi o que houve.
A rede começou a ser bloqueada na sexta-feira e como 20 mil provedores precisariam fazê-lo, o trabalho andou praticamente até hoje. Por cá, a rede está inacessível. O que fez com que os usuários procurassem outras alternativas, como o Threads e o Bluesky.
Vários usuários estão nas duas redes e comparam suas funcionalidades, escolhendo onde podem ser mais frequentes. É a oportunidade de ouro delas se firmarem. Se a suspensão do X se prolongar, onde os usuários deverão se firmar? Respostas para os próximos capítulos.
Imagens: Reprodução Unsplash
Made in Rangel, João Pessoa, Paraíba, Brazil
Siga-me nas redes sociais