Image

Uma mudança movida por uma mudança

Explique o motivo da mudança do quarto e quando isso vai acontecer.

Explique o motivo da mudança do quarto e quando isso vai acontecer.

Pergunta feita por este editor

Quando você é criança, o primeiro sonho que você tem é ter o seu próprio quarto, que na teoria é o ambiente que mais tem a sua cara. Mais do que somente o lugar onde você dorme, é o lugar onde você se arruma, é o lugar onde você quer refletir, quer realizar os seus sonhos, que muitas vezes começam ali, literalmente. É o primeiro ambiente próprio que você tem, antes da sua própria casa, que você conquista assim que sai da casa dos pais. Mas nem sempre isso é possível, afinal, eu não sou filho único, sou o caçula de quatro irmãos, numa casa onde eu moro com eles e minha mãe, no mesmo lugar que conquistou há 50 anos, formou uma família, nos criou aqui, e viu um bairro inteiro crescer diante dos seus olhos.

E justamente por sermos em quatro irmãos, dividir o ambiente é inevitável. A minha mãe tem seu quarto próprio. Mas nós tivemos que dividir, afinal, é inviável ter uma casa com cinco quartos. Desde que eu nasci, moro no mesmo lugar, que teve duas casas: a primeira, que era menor, teve que ser demolida para dar lugar a atual, que aproveitou todo o terreno em um nível que não possui quintal. São duas meninas e dois meninos, e os quartos eram separados por gênero: minhas irmãs tinham um quarto, e até hoje eu divido o quarto com o meu irmão. Até hoje. Porque essa divisão está com os dias contados.

Como é natural do ciclo da vida, nós crescemos, viramos adultos, e em algum momento os mais velhos vão saindo de casa para formar suas famílias. A minha irmã mais velha foi a primeira a deixar a casa, e hoje mora em sua casa própria com seus dois filhos. Desde então, minha irmã mais nova passou a ter o quarto que dividia com a minha irmã só para ela, enquanto eu continuava a dividir o quarto com o meu irmão. Pois bem, os anos se passaram, e a minha irmã mais nova vai se casar e já está com a mudança encaminhada, vai morar próximo de nós também em seu lar próprio. Os cinco que residiam em casa, agora serão três: minha mãe, meu irmão e eu.

E como a casa tem três quartos, a redivisão já foi combinada: minha mãe permanece onde está, meu irmão se muda para o quarto que até aqui é da minha irmã, desocupando o quarto onde eu estou agora, que passará a ser só meu. A independência era um anseio antigo meu, visto que o meu irmão tem um ritmo de vida completamente diferente do meu e muitas vezes, as nossas rotinas entram em rota de colisão, e tem momentos que eu preciso ter a minha privacidade, coisa que eu não consigo ter atualmente. Com cada um em seu quarto, as responsabilidades se tornam mais objetivas, de modo que cada um assume as suas pelos seus ambientes.

A mudança está combinada para acontecer pelo menos entre maio e junho, e o quarto onde eu estou – e onde o blog nasceu – precisa ser readaptado, como já está sendo gradualmente. A porta de vidro precisou ser trocada por uma de madeira, a pedido meu, pelo fato da porta de vidro não garantir acústica e privacidade, além de roubar um belo espaço da parede. Isso foi resolvido. Os próximos passos são ajeitar o banheiro (cada quarto tem um) e uma das paredes do quarto, bem como pintar todas elas de azul, no mesmo tom desse azul aqui do site. É essa a mudança que está acontecendo, que pode até parecer que não é uma mudança plena, mas é o primeiro passo para a conquista de um ambiente próprio de maneira plena.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXLinkedInThreadsBlueskyWhatsAppShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes
Sair da versão mobile