Image

Um site com alma de blog

Como o blog se tornou um site e porque ele nunca deixou de ser um blog, apesar de hoje ser definido como um site?
,

Como o blog se tornou um site e porque ele nunca deixou de ser um blog, apesar de hoje ser definido como um site?

Pergunta feita por este editor

O blog se tornou um site para refletir a organização da agenda, com temas semanais, ao mesmo tempo que passou a ter uma estrutura de site. Aliás, essa é uma das múltiplas possibilidades do WordPress, que te permite criar blogs, sites de notícias, sites empresariais, e transitar entre um e outro formato quando você quiser. O meu site nunca deixou de ser um blog porque ele é o meu diário virtual: é aqui que eu compartilho coisas que eu gosto de fazer, coisas que eu quero compartilhar por simplesmente compartilhar, quis que esse fosse o espaço por onde vocês pudessem me ouvir, no momento em que vocês quiserem.

O blog se tornou um site pela necessidade de momento e da questão de deixar as coisas organizadas, afinal, para cada dia da semana, sempre vai ter um assunto diferente. E é aí que entra a essência dele ser um diário, ao mesmo tempo que tem uma programação horizontal, de apresentar temas diários e semanais, e vertical, no sentido de que a cada dia da semana tem um tema diferente e que no mesmo dia da semana, aquele tema se repete, lógico que não em termos de assunto, mas de estrutura: toda quarta-feira tem a minicoluna, toda sexta-feira tem podcast. Quis fazer uma coisa bem organizada mesmo, para que as pessoas saibam o que encontrar em cada dia da semana.

A minha proposta parece ser louca, mas é organizada. Tudo o que eu mais quero é poder fazer algo no sentido de que não é uma coisa aleatória e nem muito menos desorganizada. Mas eu não quero fazer uma coisa metódica, e sim mais descontraída, sem ser sério demais, sem ser muito regrado, mas que regras são necessárias para fazer um projeto de comunicação ser importante, isso é mais do que certo e eu entendo que é assim que eu devo fazer o meu site todos os dias, sem ser aleatório, sem ser metódico. Se eu estou conseguindo cumprir esse objetivo ou não, eu não sei, mas eu sei muito bem o rumo que eu escolhi para o projeto que capitaneia e é a razão de ser todos os meus projetos.

Eu tenho um blog, ao mesmo tempo que eu tenho um site. Os dois se confundem, os dois se misturam, e eu fiz um projeto que as pessoas pudessem ao mesmo tempo ter a impressão que elas bem entenderem do que eu estou fazendo, para todos os pontos de vista. Quis fazer, como eu sempre fiz nesses 16 anos de projeto, algo onde eu pudesse conversar, onde eu pudesse apresentar meus projetos, minhas artes, todos os aspectos que fazem parte da minha vida, dentro de um tripé: arte, cidade e comunicação. A arte que me move, a cidade que é o meu cenário, a comunicação que apresenta tudo isso para as pessoas.

O meu site nasceu como um blog. Com o nome de Diário do Josi. Depois, ele adotou o meu nome, e assim foi por vários anos, onde ainda que eu apresentasse ele como um blog, ele não tinha o prenome, como teve em algumas marcas que eu fiz. Depois eu retirei esse prenome e ele voltou a ter o meu nome sem a definição do que é este site, para que eu pudesse usar em todos os meus projetos e outras apresentações. E é por onde você lê. E pode chamar do que você quiser: de site, de blog, enfim, é nesse espaço da Internet que eu compartilho minhas ideias e meus sentimentos todos os dias. Para que todos possam ler.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Sair da versão mobile