Uma marca sem um manual de identidade é uma marca sem um guia, sem um norte?
Pergunta feita por este editor
Um dos meus maiores erros foi fazer marcas sem um manual de identidade, de como a marca deve ser aplicada, de como a marca deve ser reproduzida da maneira mais fiel possível onde quer que você pense em aplicá-la. Um manual de identidade é uma marca com um guia, com um norte, com todas as instruções possíveis para manter justamente essa fidelidade. É uma bússola que orienta quem vai trabalhar com a sua marca para que ela fique exatamente do jeito que você criou em qualquer lugar, afinal, você está lidando com a imagem visual que as pessoas têm de um projeto, de uma empresa, de um produto.
E você sabe o que acontece quando se faz marcas sem um manual? O dono da marca fica perdido sem saber o que fazer, envia os arquivos de qualquer jeito, faz um monte de coisas que não deve, enfim, quem fica encarregado de mexer na marca fica sem um guia, sem um norte de como lidar com a marca em questão, e não vai conseguir reproduzir com fidelidade a ideia que você teve e trabalhou por dias, meses. Você precisa deixar as instruções de como reproduzir a marca na aplicação de materiais da maneira mais fiel possível. Afinal, como é que se lida com uma marca com a qual não se tem um manual de instruções, um livro de receitas?
Afinal, como saber qual é a paleta de cores correta, a fonte, a proporção da marca? Sem um manual claro de como é a marca, a chance de erro é enorme. E muitas vezes, o resultado não tem como ser outro senão marcas aplicadas incorretamente. É justamente para isso que um manual de identidade serve. Para orientar quem vai trabalhar na marca na aplicação de materiais, eventos e outros itens onde a reprodução da marca é necessária, afinal, ninguém pode centralizar em si a gestão da marca e deixar quem vai trabalhar com ela sem saber o que fazer direito. Em linhas gerais, o manual de identidade visual serve para que a sua marca não seja tratada de qualquer maneira.
Quem trabalha com marcas vai tentar reproduzir da maneira mais fiel possível. Ele não tem, como ninguém tem, o poder de adivinhar como a marca é. Muitas vezes ele tem que perguntar fontes, pesquisar cores, fazer a reprodução, enfim, ele literalmente reconstrói a marca da maneira dele, que nem sempre vai ficar fiel com a ideia que você teve. Eu sei disso não só por já ter feito marcas, mas por trabalhar outras marcas na aplicação de materiais como posts de eventos com patrocinadores. Eu não tinha as marcas de todos eles, então eu tinha que pesquisar, reconstruir, isso dava um trabalho enorme e tomava o tempo de fazer uma simples peça. Não para menos post de evento é uma das artes mais temidas, justamente por isso.
Quando você desenvolve um Manual de Identidade Visual para a sua marca, você orienta quem vai aplicá-la. Você dá um norte. Você economiza o tempo de quem vai fazer a reprodução em um material, num post de mídia social, porque você entrega todas as coordenadas para uma reprodução mais fiel possível, da maneira que você determinou que a marca fosse. E lógico, tudo o que você não quer é que a sua marca seja tratada de qualquer maneira. Por isso é importante facilitar para quem for solicitar. É por isso que ter um manual de identidade visual é importante para qualquer marca. E todas as marcas que eu criar terão esse norte, para que ninguém se perca.
#SetePerguntas
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