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UM EXEMPLO DE CONCORRÊNCIA CRIATIVA

E se a identidade da sua marca fosse determinada por seus clientes? E se você pudesse escolher a sua marca? […]
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E se a identidade da sua marca fosse determinada por seus clientes? E se você pudesse escolher a sua marca?

Bem, iniciar posts com perguntas é uma coisa quase clichê, mas é até uma boa reflexão para quem quebra a cabeça atrás de uma identidade visual. O caso que apresentaremos hoje é de uma empresa que até possui uma identidade visual (as cores primárias), mas ainda não encontrou um layout para melhor representar essas cores. Quer mudar o atual e já começou esse processo. Só falta mesmo é o layout.

E para quem não encontrou ainda a sua identidade, pode contar com a ajuda de quem melhor conhece a sua marca: o cliente. Ou seja, você mesmo. É, você que lê este post.

É o que apresentaremos agora neste post onde o assunto é a concorrência criativa – uma forma de dizer que o dono da marca aceita sugestões – e elas serão bem acolhidas. E a melhor de todas é a identidade que ele procura.

A empresa…

A empresa que está passando por esse processo de mudança de layout é uma empresa que quem mora em Santa Rita, Alhandra e Pitimbu conhecem muito bem, bem como grande parte da população principalmente das duas últimas cidades dependem dela para realizarem seus deslocamentos para a capital paraibana: a empresa PB Rio.

A PB Rio é uma empresa de ônibus que opera linhas dentro do município de Santa Rita (para bairros como Livramento, Tibiri e Forte Velho).

Em 2009, a empresa ganhou a oportunidade de operar linhas intermunicipais de média distância com a dissolução da antiga Transportes Boa Viagem, obtendo concessão das linhas que ligam a capital aos municípios de Alhandra e Pitimbu, cidades que ficam na parte sul da Região Metropolitana de João Pessoa. As operações da empresa nessas linhas iniciaram-se em de janeiro de 2010.

Para operar as linhas de Alhandra e Pitimbu, a PB Rio herdou da antiga Boa Viagem (da qual a maior parte dela virou a Empresa Santa Maria) seis de seus veículos que eram os que operavam as linhas de Alhandra e Pitimbu quando estas pertenciam a empresa.

…E a necessidade de mudança

O layout da empresa PB Rio utiliza as cores primárias e o branco como cor de base. Assim a empresa é identificada facilmente pelos usuários.

Essa é a identidade utilizada pela empresa atualmente.

A identidade que a PB Rio usa atualmente. E quer mudar.

Porém, a empresa quer mudar. Mudar de forma sem abandonar completamente a sua identidade pelo menos no que tange as cores. Foi então que o proprietário da empresa resolveu que iria mudar a identidade visual de seus veículos.

Os dois veículos adquiridos recentemente pela empresa não possuem identidade visual alguma já visando a mudança. Apenas a identificação necessária para circular: nome da empresa e prefixo identificador.

Porém, a mudança partirá de pessoas como… É, você mesmo aí que lê este post. O dono aceita sugestões. Mas como ele fará para aceitá-las e analisar o design?

A solução está numa ferramenta mágica chamada Internet: o blog Ônibus Paraibanos organizou um concurso (ou tecnicamente chamando, Concorrência Criativa) com a finalidade de escolher a nova identidade visual da empresa PB Rio.

Post do Ônibus Paraibanos que anuncia o concurso de concorrência criativa da empresa PB Rio.

Os candidatos devem seguir as regras estabelecidas no post do blog (cujo link aparece no final deste post). Quem escolhe a identidade é a diretoria da empresa.

Indiretamente, o concurso vai revelar novos talentos do design de frotas.

Os sonhos de criança dos futuros designers

Muita gente gostaria de ver a sua marca estampada na cidade de algum modo (o que de certo modo nós com a Companhia Ideias lutamos para fazer). Identidade visual de transporte coletivo de certa forma é uma parte do cenário da cidade.

A cada pessoa a quem dou dicas de design no MSN, é possível ver um futuro designer, uma pessoa que sonha apenas em ter o seu visual estampado em alguma coisa que todos possam ver.

A Concorrência Criativa é um meio utilizado para que qualquer pessoa que tenha uma boa sacada e boas ideias possam ter o seu projeto viabilizado. Foi assim com um concurso de logotipos de Agência Júnior da faculdade onde estudo. Foram inscritos 9 logotipos dos alunos e desses, foram escolhidos 1º, 2º e 3º lugares. O primeiro colocado, naturalmente, é o nome da agência (o nome escolhido foi “Novos Criativos”).

Mockup: um suporte do concurso

O concurso exige que o visual seja feito única e exclusivamente neste mockup abaixo (afinal trata-se de um modelo o qual a empresa possui e pode viabilizar o modelo escolhido com fidelidade). Nele estão as cores que devem ser utilizadas na identidade visual da PB Rio. E isso por si só já será um manual de identidade para a empresa tipo o que mostramos aqui na série “A Constituição da Lampadinha”.

Mockup a qual os participantes tem acesso para reproduzir o layout que desejam para a PB Rio.

Para quem não entendeu ainda o que é Mockup, é um termo técnico utilizado para designar a representação do objeto no formato que ele terá ao ser concretizado, o qual pode ser desenho ou maquete (mostramos isso na parte 5 da série). E esse desenho que vocês viram acima é um mockup (pois representa o exterior de um ônibus real em seus mínimos detalhes). Quem não tem computador receberá da equipe do blog uma planta do veículo (que vem a ser essa imagem impressa). Essas plantas serão escaneadas.

Como puderam ver, o mockup tem uma tabela de cores, que são essas, aqui representadas na tabela feita pelo editor do blog. São os tons mais intensos de cada cor:

Esquema de cores da empresa PB Rio

Naturalmente, a primeira colocada será escolhida como identidade oficial da empresa e receberá um brinde de participação, bem como o segundo colocado. Mais que um brinde, a gratificação maior para quem vencer o concurso será ver a sua identidade estampada em veículos que transportam passageiros em várias cidades da Região Metropolitana.

Link: Como participar e que regras seguir para ter a sua identidade visual escolhida.

Referencial: para quem vê e para quem entende

Ainda estamos para ver como isso vai terminar, mas que vai terminar revelando um talento do design, isso com certeza irá. Ele certamente terá uma boa referência por aqui – a começar por ter o seu trabalho vencedor mostrado aqui no Blog Josivandro Avelar, que se tornou uma referência importante nesse assunto principalmente depois das séries do Manual de Identidade – e quando fazíamos chamadas para os posts do Caroço de Jaca (lembram?).

E não precisa saber muito dos termos técnicos (os quais já aprendi um bocado nessas aulas de Design que tive na faculdade – e ainda vou aprender mais porque tem de novo nesse próximo semestre) para desenvolver uma boa ideia que vai se adaptando a condição que o cliente exige. Basta ter a ideia e colocá-la no papel – que do resto a empresa cuida.

Mais importante que a referência é ver o trabalho realizado e aplicado pela empresa. Como trata-se de uma empresa de transporte – o layout já é a propaganda por si só – a melhor vitrine é a rua, a cidade, entre os veículos que passam.

A lembrança da marca aos olhos de todos. E isso as pessoas notam. E precisando dos serviços, as pessoas lembram. Uma marca bem elaborada pode facilmente ficar na mente das pessoas. E essa é a maior referência do seu trabalho – em especial um trabalho de marca.

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