Image

Transformando uma inspiração solta

Como você transforma uma inspiração solta em um conceito mais estruturado?

Como você transforma uma inspiração solta em um conceito mais estruturado?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Ideias não nascem prontas. Nem muito menos organizadas. O que eu preciso fazer é arrumar a bagunça que é o modo que as ideias chegam. Por isso, queria adaptar uma ideia que eu tirei da teoria da comunicação para falar sobre como eu transformo uma inspiração solta em um conceito mais estruturado, para que você compreenda o que eu quero dizer e para que as minhas ideias cheguem da melhor maneira possível para os leitores deste site e das redes sociais. Afinal de contas, quando uma inspiração solta chega até mim, chega que nem um monte de coisas bagunçadas que eu preciso organizar para deixar melhor compreensível e mais fácil.

Sabe aquele conceito da comunicação de decodificar uma mensagem? Sim, eu ainda lembro das aulas de teoria da comunicação, que por mais difícil que pareça de decorar, você se lembra de alguns aspectos da comunicação quando você trabalha com comunicação na prática. E um deles é esse, de decodificar as mensagens que chegam até você. E não, mensagens não são aquelas que chegam prontas, mas vamos dizer que as ideias que você recebe são como se fossem mensagens a serem decodificadas? Afinal de contas, para que uma ideia esteja estruturada, você precisa organizar, quer seja uma mensagem, quer seja uma ideia.

E quando tudo chega da maneira mais organizada para você, é quando você se dá conta do trabalho que deu para decodificar essa mensagem que vem da sua cabeça. Toda ideia já foi uma inspiração solta, e você sabe o trabalho que dá para organizar. Eu mesmo sinto isso quando eu vou digitar um texto e estou diante de uma página em branco, sem saber exatamente o que colocar, e deixando fluir. É assim que eu desenvolvo os meus textos. Eu mesmo não tinha uma ideia exata do que responder agora, e bem, a primeira coisa que eu pensei foi exatamente em uma coisa que eu nem me lembrava mais. São aquelas coisas que estão adormecidas na sua cabeça.

Sabe a importância do aprendizado na vida da gente? É essa. Você acredita que o que você aprende na escola, na faculdade, ou na vida mesmo, é algo que você não vai precisar, ou que você não vai levar para a sua vida. Mas quando você se dá conta, você usa aquilo que você aprendeu. E uma dessas coisas que você aprendeu é aquela que vai te definir, e é algo que você não vai esquecer. Foi assim que eu pensei em como eu poderia organizar as minhas inspirações soltas em ideias estruturadas, em textos que você lê todos os dias. Uma inspiração solta é um quarto bagunçado que você precisa colocar as coisas no lugar.

Foi assim que eu organizei de tudo, até mesmo este texto. Eu não tinha as ideias prontas, eu fui organizando. Outras eu fui montando aos poucos, pegando as sacadas e juntando em um texto que você pudesse ler com compreensão, que é o que eu sempre peço em todos os textos que eu escrevo, mesmo quando eu não peço diretamente. Esta foi uma inspiração solta. Agora é uma ideia organizada, transformada em um texto que eu entrego para vocês e está disponível para ser lido por todo o tempo. E que serve de base, assim como os outros mais de nove mil textos que eu escrevi, para os próximos que ainda virão, rumo aos 10 mil.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile