Se pudesse criar uma campanha para transformar a comunicação no mundo, qual seria a mensagem central?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Ao longo desta semana, mostrei como o simples ato de comunicar era um ato de resistência, no sentido de que não existe nada mais disruptivo do que levar as nossas ideias ao mundo quando tem quem imagine que isso é uma exclusividade de poucos, que ditam ideias, que ditam comportamentos, que moldam uma sociedade que é complexa demais para ser uniforme. No fim das contas, chegamos ao dia da prática, quando a pergunta traz uma resposta prática sobre aquilo que eu imaginaria diante de todo esse conceito que eu expus para vocês ao longo da semana. Mas tá, e se eu pudesse criar uam campanha para transformar a comunicação no mundo?
Primeiro, será que eu sou ousado demais em somente pensar nisso? Talvez sim, eu seja ousado demais e preciso ser ousado demais. Mas talvez aqui esteja uma das chaves do que eu penso para esse momento: ousadia sobre aquilo que a gente imagina que não consegue fazer ou acha impossível. Porque existe uma coisa que a gente tem como ferramenta para tornar sonhos como os meus ousados e ao mesmo tempo possíveis: é a criatividade. Sem uma ideia realmente revolucionária, nada seria possível. Sem um plano realmente ousado, não tem nem como pensar em superar barreiras através da comunicação.
Por isso mesmo, eu queria pensar em algo sobre como a comunicação pode ser tão transformadora ao ponto de que ela pode ser ao mesmo tempo revolucionária quando a gente sabe do poder que a gente tem justamente em comunicar. Se eu pudesse criar uma campanha para transformar a comunicação no mundo, ela teria como tema a criatividade em movimento. Uma campanha vibrante, cheia de energia, com cores fortes, tipografia dinâmica e cores rápidas. Uma ideia que as pessoas absorvem facilmente, uma campanha que não precisa ser complicada, porque o conceito dela está justamente em descomplicar.
O conceito também trabalha o meu tripé, de arte, cidade e comunicação. No pilar da arte, quero mostrar que a criatividade se move do abstrato para o tangível. O que eu quero é mostrar o processo de criação, não apenas o resultado final. No conceito da cidade, a criatividade flui pelas cidades, conectando pessoas e espaços. Ela transforma a paisagem urbana e gera diálogo. E finalmente, onde interessa, o conceito da comunicação, onde a criatividade impulsiona a comunicação, levando a mensagem adiante, em múltiplas plataformas. Por fim, unindo esses três pilares, quero mostrar que é isso que faz a criatividade em movimento.
Todas as artes deste tema das #SetePerguntas, feitos com inteligência artificial, trabalharam com recortes multicoloridos e cores fortes, quis que fosse assim, quis surpreender. É esse o conceito que eu queria trazer visualmente, que a criatividade está no que fazemos com o papel que está no nosso alcance. Se a gente recorta de qualquer jeito, dá a nossa forma. E se dá a nossa forma, é uma forma única e especial, uma forma que faz com que a gente entenda que temos meios para resistir e existir. E o meu meio é através da comunicação, mostrando que ela é importante para uma sociedade diversa, em busca de vozes que a gente precisa escutar.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.