Image

Social Media não se faz de qualquer jeito

É difícil captar clientes para redes sociais diante da facilidade que muita gente tem para usar determinados recursos? E onde um profissional ainda é necessário?
,

É difícil captar clientes para redes sociais diante da facilidade que muita gente tem para usar determinados recursos? E onde um profissional ainda é necessário?

Pergunta feita por este editor

Eu vou te contar uma coisa: não é mole. Muitas vezes os clientes potenciais preferem fazer o serviço de Social Media por conta própria, afinal, as ferramentas estão mais fáceis e democráticas para qualquer um fazer o trabalho. Mas eu te digo uma coisa: Social Media não se faz de qualquer jeito. Não é simplesmente postar uma arte e tá tudo bem: vai bem mais além. Você precisa surpreender, você precisa fazer diferente, e é nesse momento que os profissionais especializados entram, para mostrar que você precisa das estratégias certas para atingir o seu público. Até mesmo eu, que trabalho com as minhas redes sociais, sei disso por motivos óbvios. Não é porque eu cuido das minhas redes sociais que eu vou postar de qualquer maneira: assim como no site, eu também sigo uma agenda para as redes sociais.

Muitas vezes a qualidade das artes que são feitas por conta própria não refletem a própria empresa: tem que se ter cuidado com as ferramentas prontas por isso, porque não basta você postar e dizer que está presente nas mídias sociais, você lida com uma coisa bem complexa que é a imagem do seu negócio. Porque a rede social da sua empresa precisa refletir justamente o que você quer que as pessoas encontrem nela. Quanto mais apresentável for a rede social da sua empresa, mais respeito as pessoas vão ter pela marca que você representa. Quando você faz um serviço com a orientação de um profissional de comunicação, e nesse caso eu falo de um profissional de mídias sociais, você tem uma bússola, que te orienta sobre o que fazer para atingir os resultados que você busca.

É claro que você conhece o seu negócio como ninguém. Mas sabe que cuidar de redes sociais dá trabalho, e é por isso que muita gente busca os serviços de profissionais, afinal, o único trabalho que você como proprietário do seu negócio precisa ter é justamente com o seu negócio, com o que você sabe fazer de melhor. Os profissionais de Social Media orientam a atingir o público de uma maneira correta, o que vai além de apenas postar uma imagem no Instagram. Você precisa saber, por exemplo, quais são as estratégias de momento, os horários certos para postar, entre outras coisas que fazem a diferença no seu negócio. É para uma loja, é para qualquer tipo de negócio, é até mesmo nas campanhas eleitorais, que o uso das mídias sociais está cada vez mais frequente a cada eleição, sendo um dos meios mais eficientes de chegar junto no público-alvo.

Uma comunicação eficiente é uma coisa que não vale apenas para o trabalho com Social Media. A diferença desse para outros trabalhos de comunicação é que no Social Media, você se envolve diretamente com o seu público-alvo e conversa com ele. Pude testar umas experiências assim interagindo com mídias sociais de campanhas eleitorais fazendo questionamentos como eleitor, sabendo que quem está dando as respostas são profissionais, os candidatos mesmo nem tem tempo para mexer com mídias sociais, é nessa que os profissionais de Social Media entram. Isso eu sei como publicitário: a pessoa mais leiga vai sentir que é a pessoa ou a empresa que está falando com ela. Quando você passa essa impressão de proximidade, você conquista credibilidade.

Por isso que eu sempre digo: não faça nada de bolo, não acredite que apenas postando uma imagem você já terá feito muita coisa, porque por trás de uma imagem ou vídeo que vai ao ar nas mídias sociais, tem muito trabalho envolvido. Procure um profissional de Social Media para te orientar no caminho certo do sucesso. Eu sou um, e eu estou em busca de trabalhos assim, diante de todas as experiências que eu tive comigo mesmo e para outras pessoas. Foi sensacional ver, por exemplo, uma rede social que eu criei deitado na rede do terraço para um cliente atingir essa semana 10 mil seguidores. Eu quero contar outras histórias de sucesso e eu até tenho planos sobre o que fazer para ir cada vez mais além. E eu conto com você para isso, afinal, é sobre contar histórias de sucesso onde eu possa participar.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile