Image

Significado da marca: as mudanças que ninguém vê, mas acontecem

Você acredita que o significado da marca do site muda conforme a linha editorial do projeto? Fato é que muita coisa mudou em oito anos!
,

Você acredita que o significado da marca do site muda conforme a linha editorial do projeto? Fato é que muita coisa mudou em oito anos!

Pergunta feita por este editor

Não existe uma marca que não mude de forma subjetiva. Tem marcas que mudam seu visual ao longo dos anos e muitas vezes passam por várias mãos e agências de publicidade. Mas quem as cria sabe que elas precisam manter a essência e se modernizar constantemente. Uma marca pode mudar o seu significado por vários fatores, e um dos principais é o tempo, o contexto e como a gente quer passar a mensagem que precisa passar para o público. E é claro que muita coisa mudou em oito anos de Luneta, e o significado da marca foi uma dessas coisas.

A primeira coisa que eu pensei quando estabeleci a Luneta como a marca do site foi justamente isso: uma ferramenta de observação das coisas que eu via e queria compartilhar. A luneta de um planeta representa a observação do universo direto do meu mundo. O universo é tudo aquilo que está perto e longe de mim ao mesmo tempo. Trabalhei ao longo do tempo a questão do planeta e do universo para facilitar a compreensão do que seria o lugar onde eu estou, o que eu observo e o que eu quero compartilhar.

O que ainda não tinha significado era o tripé. Afinal, eu não seguro a luneta com as mãos, e sim através de um tripé. Isso porque eu uso as mãos para escrever, e os olhos me são suficientes para observar. Com o tempo, estabeleci nesse tripé os temas centrais do site, que são arte, cidade e comunicação: a arte para transformar, a cidade como cenário e a comunicação como ferramenta dessa transformação, que nos ensina que o presente se modifica o tempo todo e se moderniza.

Inclusive, a própria luneta tem três níveis. E ela olha para cima, justamente em busca da amplitude de ideias do universo. É essa amplitude que eu quero transmitir na marca e tudo nela traz esses três níveis. E isso também se estende as próprias cores: apesar da cor azul ser a predominante no site, como eu falei em outra ocasião, as cores auxiliares são as outras duas cores primárias, vermelho e amarelo, que junto com a cor azul, são as cores que formam todas as outras cores que existem na natureza.

A construção da luneta de um planeta continua, afinal, uma marca nunca é um conceito pronto quando o mundo evolui, as coisas evoluem, aliás, elas precisam evoluir. Nunca gostei desse conceito de ter uma ideia fixa para tudo, porque eu considero que o comodismo limita e tira a oportunidade das pessoas de descobrir que elas podem mais. E eu trago isso no significado da marca, que é uma coisa que evolui justamente nisso, no seu significado, mas o que não muda, e isso é o mais importante para mim, é a essência.

Afinal, não tirei nada do significado inicial da Luneta. Eu apenas acrescentei algumas outras coisas. É assim que a marca evolui mesmo sem um rebranding que altera todo o desenho e conceito da marca, o que é consequência de toda essa construção que eu mencionei. É assim que uma marca muda subjetivamente, sem que ela mude aos olhos de quem vê. E isso é uma coisa que eu trabalhei com o tempo, não só por ter criado a marca, mas também por ter estudado e aperfeiçoado o meu conhecimento sobre a importância das marcas na publicidade.

Isso mostra que uma marca não é um desenho solto. É um conceito que é trabalhado nela. É uma demonstração de que aquele elemento faz sentido no seu projeto e realmente o representa para as pessoas, ao ponto que não é necessário que ela venha acompanhada do nome. Basta olhar para a figura da luneta com um tripé, e você vai reconhecer que aquela é a minha marca. A marca da luneta de um planeta. A marca dos meus projetos. A marca de Josivandro Avelar.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile