No capítulo passado da série, fiz uma introdução rápida – de só 548 palavras – sobre o primeiro celular Android que tive e que até hoje guardo para coberturas externas, como a do fechamento do anel interno da Lagoa. Nesta segunda parte, irei mostrar os dois primeiros aplicativos instalados nele, todos leves, afinal, a memória do celular é extremamente curta.
IPobre
A única maneira de utilizar o Galaxy Y para as funções as quais ele desempenhava no blog e na vida era realmente como uma câmera e como um player. Como uma câmera, pois a câmera dele não decepciona. Como um player, porque ao menos dá para sair de casa ouvindo música nele. O nosso IPobre – como batizamos o nosso Velho Guerreiro em referência ao IPod Touch da Apple, que na prática é um IPhone sem chip de celular – foi devidamente customizado com as funções de player, câmera e social.
Para cumprir os pré-requisitos de player e social, é fundamental ter duas coisas: Wi-Fi e o Google Play. O primeiro para os dois funcionarem, o segundo para baixar os aplicativos necessários para a reintegração de nosso Velho Guerreiro. Cabe lembrar que o Velho Guerreiro não terá chip; a minha linha telefônica – nela inclui-se o WhatsApp – encontra-se no Moto G.
O celular foi requalificado e foram instalados quatro aplicativos para aproveitamento do aparelho, além de suas funções básicas de fábrica. O celular havia passado antes por um root para isso, afinal não sabemos como a Samsung teve a petulância de instalar dois jogos num aparelho tão limitado como esse.
Social: Facebook Lite
Se o aplicativo do Facebook é tão pesado que sozinho ocupa praticamente todo o espaço de memória do Galaxy Y, o Facebook Lite é a solução para o seu problema. O aplicativo não tem nem 50 KB direito e pode ser instalado em qualquer celular Android a partir da versão 2.2 do sistema operacional. O objetivo do Facebook Lite é se adaptar as limitações tanto das redes de telefonia celular, uma vez que funciona em conexões 2G das mais fuleiras, até se adequar ao espaço de celulares igualmente fuleiros.
Não foi para menos que conseguimos instalar o aplicativo no nosso Velho Guerreiro. 0,45 MB é fichinha para um aparelho desses, que instalou o aplicativo com tranquilidade. Ele funcionou bem em nossos testes, feitos obviamente com o perfil pessoal do editor deste blog. E olha que o Facebook do editor é bem lotado de informações; o perfil, cinco grupos, cinco páginas para administrar, 100 páginas curtidas, 270 amigos, etc.
Player: PCRadio
Com o funcionamento pleno do Wi-Fi, pude instalar um aplicativo de rádio no Galaxy Y, que complementa o rádio FM que ele já possui instalado de fábrica. Enquanto podemos usar o rádio FM para ouvir as estações locais, o PCRadio permite ouvir estações de vários locais do mundo num aplicativo de nada mais, nada menos do que 3,3 MB.
Com velocidade mínima de 2,4 Kb/s, o PCRadio permite a captação de emissoras de rádio de vários pontos do mundo, além de rádios com discografias de artistas e outras rádios online que permitem ouvir tudo no vitrolão; rádio 24 horas só tocando músicas. Um aplicativo muito bem elaborado para o seu tamanho e para o que ele se propõe, e tem cumprido essa função muito bem.
No próximo post mostrarei mais dois aplicativos instalados no Velho Guerreiro. Sim, consegui dar um jeito de arrumar espaço para essa proeza, e é o que mostrarei no próximo post.