Image

Registro para o futuro

Se você pudesse deixar um único registro para o futuro, o que seria?
,

Se você pudesse deixar um único registro para o futuro, o que seria?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Quando eu escrevo em um site como este, eu estou deixando vários registros para o futuro. E aqui estão milhares de posts que contam histórias, trazem artes, um monte de coisas. São tantas coisas que eu escrevo que é natural que eu não me lembre da maioria delas, é por isso que tudo está escrito, documentado, pois talvez alguma coisa eu encontre no meio de tantas memórias que eu deixo aqui todos os dias. Poderia dizer que este é o meu meio de registrar o mundo ao meu redor, e permitir que as pessoas tenham acesso a tudo o que eu escrevo, afinal, são 16 anos de memórias que eu registro neste espaço da Internet, e contando. A

Afinal, um site é para isso, assim como o blog já foi um dia, não é? O formato pode até mudar, mas o que não muda é a essência de se contar, de se ler, de se entender a história. E eu quis manter a essência do blog no site. O blog nunca acabou, apenas mudou o seu formato. Um formato que ainda é diário. Um formato que ainda é documental. Um formato que ainda preserva um pouco de todas as coisas que eu quero registrar. São histórias que eu conto todos os dias de um mundo em movimento, e cada passo desse movimento precisa ser entendido para que se possa entender por que a gente se move e porque o mundo se move desse jeito.

Registrar a memória do que eu vi e a memória que eu quero criar é uma das motivações que eu tenho para seguir em frente e não desanimar. É o que me move. E quando eu documento os meus registros, eu quero contar história. Mas e se eu pudesse deixar um registro para o futuro? Posso dizer que eu estou deixando toda vez que eu atualizo este site. Se este é o único registro para o futuro, ele é construído todos os dias de pequenos registros feitos no presente para entender o futuro lá na frente. Porque seria muito difícil contar o futuro através de uma única atitude, de uma única ideia, de uma única proposta, se a sua proposta não for feita de várias coisas.

Um registro é sobre o começo. Um registro é de como tudo acontece naquele momento. A história nunca é construída de uma frase, uma mensagem, uma foto de uma forma isolada. Ela é um conjunto de coisas que ajudam a entender o momento. Um conjunto de pontos de vista que podem contar a mesma história de várias formas. Quanto mais ela é vista e quanto mais ela é registrada, mais ela é rica. E quanto mais rica uma história pode ser, mais difícil será da história se perder. E uma história perdida é tudo o que não se quer, por isso, cada peça desse quebra-cabeça chamado história é importante para entender o passado do presente do futuro de onde a gente está, e de nós mesmos.

Eu estou deixando o meu registro para o futuro. Que não é construído de uma vez. Não é construído simplesmente se pensando que será história. Porque qualquer coisa será história, o que pode estar acontecendo nesse momento é história, mesmo nas pequenas coisas, mesmo onde você menos pode esperar. Ela está por todos os cantos e todas as partes, esperando o momento certo de acontecer. A história é o retrato do agora e é construída por várias mãos, e acontece quando o acaso é extraordinário o suficiente para ser lembrado lá na frente. A história não se manipula, a história não se reescreve. A história, ela acontece.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile