O Instagram baixou regras em seu perfil de criadores (@creators) sobre a qualidade dos Reels. Pois bem, queria falar com você que usa o Reels para postar aqueles vídeos que você faz no TikTok – meu blog, minhas regras, eu falo TikTok se eu quiser. Mas lá no Instagram, pondere.
Principalmente se você faz vídeos no TikTok e reposta no Instagram. O algoritmo vai descobrir e vai derrubar o alcance, que nem como se fosse uma hashtag banida, só de descobrir que o seu vídeo tem a marca do “app vizinho” – ops, TikTok. No que estão com a razão óbvia deles – essa é uma plataforma que possui recursos de criação e não poderia, na prática, se resumir a réplica de vídeos.
Deixa que eles mesmos explicam:
Pelo menos a legenda, essa dá para traduzir
Novo alerta de melhores práticas
Estamos fazendo melhorias na forma como recomendamos os Reels em lugares como a guia Reels. Para ter a melhor chance de ser descoberto, siga nossas práticas recomendadas mais recentes, com base no que aprendemos até agora:
Aprendemos muito pesquisando nossa comunidade e vendo como as pessoas interagem com os Reels recomendados. As pessoas nos dizem que desejam ver conteúdo divertido, engraçado e interessante em lugares como a guia Reels, e nós melhoramos em recomendar isso.
Também ouvimos que os vídeos de baixa qualidade (ou seja, borrados devido à baixa resolução) ou conteúdo que é visivelmente reciclado de outros aplicativos (ou seja, contém logotipos ou marcas d’água) tornam a experiência dos Reels menos satisfatória. Portanto, estamos tornando esse conteúdo menos detectável em lugares como a guia Reels.
À medida que continuamos a melhorar, continuaremos compartilhando as melhores práticas aqui em @creators para que você tenha as informações mais recentes. Verifique-os e diga-nos o que está funcionando para você nos comentários abaixo (da publicação do Instagram acima postada).
Pelo menos a intenção, essa dá para entender
Ou seja, tá bem claro: vídeos de baixa qualidade ou conteúdo que é visivelmente reciclado de outros aplicativos – em outras palavras, de TikTok ou Kwai – não ache que esse também não escapa – vão ter menos entrega. Como bem disse, é como se fosse uma hashtag banida, mas é uma marca d’água que vai derrubar seu vídeo.
O que isso diz é claro sobre o que o Instagram quer de seu Reels: conteúdo original. Quer ser uma fonte de conteúdos e não uma mera retransmissora do “app vizinho”.
Agora só resta saber se os criadores vão comprar a ideia. Certamente irão recorrer a modos de retirar a marca d’água, se bem que não tá muito claro de que marca d’água o Facebook se refere, se dos aplicativos ou se por exemplo eu colocar a minha marca e eles ainda quererem restringir.
Mas sabe como é, é difícil restringir, e o algoritmo se realmente trabalhar, vai se cansar. Conheço bem como criador se comporta.