Adulto você se torna e não sabe muito bem quando, mas se torna, e não é apenas quando você completa 18 anos e se alista para o Serviço Militar, se alista para a Justiça Eleitoral e mais essas coisas que você precisa fazer quando se torna um adulto no Brasil. São essas coisas que te tornam adulto para a lei que nos rege desde quando eu tinha dez dias de vida. Mas quando se trata da vida, as coisas acontecem antes. Bem antes.
Fazer a primeira refeição sozinho, sem depender de ninguém. Arrumar a cama sozinho, sem esperar que ninguém faça isso por você. Ou no dia em que eu voltei do Centro com o meu irmão e ele esperou eu subir num ônibus 203-Mangabeira/Rangel, para embarcar em outro ônibus de volta para casa. Na realidade, queria que eu andasse sozinho do Centro para casa. E assim, sem saber, andei de ônibus pela primeira vez sozinho.
Bem, tenho 34 anos e plenamente sou um adulto. Um pouco com saudade dos tempos de outrora, mas cheio de responsabilidades e com uma rotina para cumprir. E o mais engraçado de tudo isso é que na marra, eu aprendi a seguir uma rotina e a estabelecer uma agenda de trabalho. E viver basicamente disso.
Mas quem é o seu patrão? Eu mesmo!
E assim tem sido desde os 14 anos de idade, quando entrei na quinta série de uma escola pública, fiz curso de pintura e posteriormente desenho duas vezes por semana, depois tive que largar esse curso, entrar no Ensino Médio, faculdade, não descansar e a cada folga, poder sonhar. E foi numa dessas folgas que criei a minha ferramenta de trabalho. Esse site aqui, por onde você me lê.
Porque eu já sabia o que queria ser. E que objetivos seguir. E ainda não desisti de perseguir esses objetivos, porque a gente nunca sabe quando eles terminam, quais os limites.
A gente só sabe. E sonha. Realiza. Corre atrás.
Uma pergunta sugerida pelo Daily Prompt do Jetpack: diariamente, toda vez que eu abro o app ou a sugestão de escrita diária, o Daily Prompt me sugere um tema. Siga-me no Instagram, no TikTok e nas demais mídias sociais.