Amanhã é 1º de novembro, dia esse que o WhatsApp combinou de tornar incompatíveis com o aplicativo celulares e sistemas operacionais antigos. Não quer dizer que só porque você tenha um aparelho antigo, que vai se tornar incompatível com o WhatsApp, que você vá deixar de usar o WhatsApp do dia para a noite.
Não. Significa que esses aparelhos deixam de receber atualizações, novos recursos, e uma hora você não irá utilizar direito o aplicativo, que se torna incompatível com o seu celular. Simples.
Todos os anos o WhatsApp eleva as condições mínimas de compatibilidade do aplicativo, no que a partir de amanhã passará a ser incompatível com os sistemas operacionais Android 4.0.4 ou anteriores, iOS 9 ou anteriores, bem como o KaiOS* 2.5 ou anteriores.
Mais detalhes no recurso preferido da galera. Muita gente vai descobrir que o seu celular é velho por aí, mas se você não conseguir ver justamente por isso, clique aqui.
A única alternativa nessa situação é simples: troque de telefone. Por mais que não esteja fácil, mas é praticamente isso que o WhatsApp quer te dizer.
E bem, aguardamos pela lista do próximo ano. Porque a gente sabe que todo ano sempre tem. Mais novidades tô por aí. No Instagram eu agora também tô postando os links do blog nos stories.
*KaiOS é um sistema operacional usado em celulares do tipo feature phone, ou seja, aqueles celulares baratinhos que tem teclado físico. Esse sistema permite que você baixe aplicativos adaptados para as condições de software daquele sistema, que são bem modestas, numa loja específica chamada KaiStore. Nessa loja estão disponíveis aplicativos da Google como o YouTube, Maps e até o Google Assistente, e os da Meta (novo nome do Facebook), onde por enquanto estão Facebook e WhatsApp.