Image

Quando a agenda pode mudar

A agenda foi estabelecida em 2022 e montada aos poucos. Em que situações ela pode ser mudada? Pergunta feita por […]

A agenda foi estabelecida em 2022 e montada aos poucos. Em que situações ela pode ser mudada?

Pergunta feita por este editor

Desde 2022, me oriento por meio de uma agenda que eu mesmo fiz para me organizar quanto ao que eu tenho que postar todos os dias aqui no site. Me tornei uma pessoa mais organizada (do que eu acreditava que eu era) depois que eu passei a organizar os compromissos por meio de uma agenda. São assuntos, ideias, compromissos, um monte de coisas que norteiam cada dia da semana. É assim que nasceram tradições como um que virou bordão: toda sexta-feira tem episódio inédito do Luneta Sonora. Ou os sábados do #96folhas. Os domingos da #FolhaColorida. E tantos outros assuntos que se tornaram a cara dos seus dias.

Mas a vida é dinâmica. O mundo é dinâmico. E talvez pouca gente entenda isso e acredita que a mudança é uma coisa que acontece quando a gente toma a iniciativa de mudar. Mas não: a mudança, ela simplesmente acontece, e quando você se dá conta, as coisas mudaram de uma maneira que você não entende por que as coisas não são mais do mesmo jeito que elas eram há anos atrás. O que você faz há dois, cinco, dez anos atrás não vai ser igual daqui a dois, cinco, dez anos atrás. Tudo muda. Tudo vai mudar. E é o que está acontecendo agora com a minha agenda, quando eu noto que tem alguma coisa que precisa ser mudada, e não tem tradição que segure o que será feito em um dos dias da agenda.

Afinal, é sobre coisas que até um dia desses serviram, e hoje não servem mais. Viraram páginas amareladas de um tempo que foi bom. E aqui eu queria ilustrar o que eu quero dizer com a dinâmica da vida e como as mudanças acontecem de uma forma que a gente nem percebe, como dizia Renato Russo na canção “Por enquanto”, gravada por Cássia Eller: se lembra como a gente chegou um dia a acreditar que tudo era para sempre, sem saber que o “pra sempre” sempre acaba. Talvez essa canção defina melhor para mim o que é a dinâmica da vida e porque a gente precisa entender que tudo na vida muda conforme o tempo vai passando.

E essa mudança, meus amigos, ela é inevitável. E salutar, diante da necessidade de se movimentar e entender que quanto mais a gente acredita que tudo está ótimo da maneira que está, a gente acredita que tudo está bem, quando a gente vê um monte de coisa passando e perde o bonde da história. A agenda só mudou de assunto até aqui uma única vez, quando a coluna de transporte das quintas-feiras foi substituída por uma coluna sobre a dinâmica da cidade. Isso foi lá em 2023. E desde então, a estrutura da agenda é a mesma. O que mudou foi pouca coisa, como o nome deste primeiro post diário, mas é o post que abre o expediente. Os destaques é que costumam ser intocáveis.

Mas agora, eu quero mostrar que não existem coisas que possam ser intocáveis se a dinâmica da vida e do tempo se impõe sobre essas coisas. É sobre um novo olhar para o futuro que a agenda passa por mais uma alteração. Uma alteração que coloca o site para dentro do cotidiano. Que não pode somente traduzir o meu mundo. Que há um mundo lá fora que precisa ser interpretado em forma de palavras e dados que as pessoas procuram. Esse novo destaque da semana traz essa possibilidade e se baseia em um desejo que eu tinha há anos de analisar termos de pesquisa. Esse momento chegou, e eu posso dizer que será incrível para a dinâmica do site como um todo. Vocês vão entender o que eu quero dizer ao longo dessa semana.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile