Quando você percebeu que seus projetos precisavam dialogar entre si, e não existir isoladamente?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Projetos, ideias, séries, um monte de coisas… Projeto nunca é uma coisa só, e se fosse uma coisa só nem teria graça. Projeto é uma coisa que une tudo aquilo que você é bom. Você pode focar em um monte de coisas na certeza de que está focando em uma coisa só. E quando cada perna desse tripé caminha na mesma direção, você entende que os seus projetos são a base de um único projeto, um ecossistema criativo conectado e integrado. Que eles fazem parte de um mesmo sistema criativo. Que eles podem conversar entre si, e não existir isoladamente. É sobre aquilo que você é bom, aquilo que você entende.
Você consegue ser bom em uma coisa? Ótimo. Consegue ser bom em quase tudo? Quase ninguém. E as coisas que você quer colocar em prática e acredita que não pode, como você vai conseguir? Você pode até focar em um objetivo claro, mas sente que tá faltando alguma coisa. Sente que quer completar algo que só aquilo que você colocou em primeiro lugar ainda não é capaz de fazer. Sente que precisa complementar, sabe? É nesse momento que você tem um panorama completo sobre as coisas que você faz. E descobre que você pode se abrir a amplas e múltiplas possibilidades. Ninguém vive de fazer uma única coisa.
Percebi que as coisas poderiam dialogar no sentido de que contar histórias nunca é somente sobre contar com palavras e escritos. É sobre viver aquilo que se quer viver. É sobre transformar tudo o que você faz e tudo o que você gosta em um ecossistema criativo. E transformar esse ecossistema de uma maneira constante. Posso fazer isso da melhor maneira possível em um site, afinal, um espaço alugado é pouco para mim. E eu quis trazer o meu mundo para o mundo que as pessoas vivem. Sem deixar nada para trás. Para isso, criei uma agenda para conciliar todas essas coisas, e talvez aqui esteja o maior de todos os segredos a respeito de como eu dou conta de tanta coisa.
A comunicação é uma ferramenta que me integra a todas as coisas. E explica de certa forma porque essa foi a minha escolha prioritária. A de comunicar, a de falar, a de transformar o lugar onde eu moro em um lugar melhor, talvez aqui entre o conceito da cidade, afinal vivemos em sociedade e não podemos pensar isoladamente em nós mesmos se a gente não pensar, em primeiro lugar, que projetos de comunicação existem porque uma pessoa escreve e milhares delas leem. A arte é uma das ferramentas mais importantes para transformar o lugar onde a gente vive, e para comunicar o que a gente quer expressar, o que a gente sente.
Tudo conversa, tudo se entende, e no fim você entende como os meus projetos se completam como peças de um quebra-cabeça. O segredo para manter todo esse ecossistema conectado é a integração dos projetos, fazer com que cada uma das séries, projetos e ideias se conectem dentro desse sistema criativo. É essa integração que move esse ecossistema e transforma todas as coisas em uma coisa só, indivisível. Quem consegue ser bom em várias coisas, consegue conciliar com eficiência as coisas que se faz. E arruma tempo para cada coisa, de modo que você sente que tudo no fim das contas se completa e se conversa.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.












