A gente busca um pouco de tranquilidade em casa. O único lugar onde você pode fazer o que quiser para procurar o que jamais vai encontrar na rua. A rua pode até inspirar em alguns momentos as coisas que você faz, mas lá você vai buscar movimento, lá você vai buscar o diferente. Aqui, você de certa forma narra o movimento e o diferente. Talvez eu esteja procurando isso no trabalho que eu faço, e muitas vezes, eu tento procurar a tranquilidade por aqui, mas cadê ela? Onde ela pode estar? Como eu posso buscar? Eu falo da minha casa porque é aqui que eu trabalho. E é aqui que eu preciso buscar um ambiente de trabalho tranquilo.
O ano novo trouxe novas perspectivas de trabalho que ainda não foram colocadas em prática, até porque para isso eu ainda tenho mais de 360 dias para isso. O que você diz no ano passado que vai fazer no próximo ano não significa que você vai fazer as coisas já no começo do ano propriamente dito. O ano começa, mas não termina em janeiro. O ano tem 12 meses, tempo suficiente para colocar planos em prática e ao mesmo tempo construir novos planos. Você tem 12 meses para movimentar a sua rotina. Eu tenho 12 meses para buscar oportunidades que me permitam sair da rotina, afinal, da maneira em que eu estou, eu vivo uma rotina 365 dias por ano da qual muitas vezes eu vou me sentir entediado. E eu sei que eu preciso me movimentar.
Me movimentar é um modo de tirar as coisas do estado de paralisia que elas estão. Você sente que todos os dias, faz as mesmas coisas, e não sabe o que fazer para quebrar esse ciclo que termina sempre no mesmo lugar: o tédio e o bloqueio criativo, das coisas que você não sabe como tira forças para continuar, mas tira porque sabe da força que você tem de fazer as coisas acontecerem da melhor maneira possível. E eu sei que eu vou precisar buscar um ambiente de trabalho tranquilo para poder desempenhar o meu trabalho da melhor maneira possível. Isso vai começar aqui em casa, afinal, é aqui em casa que eu trabalho, que eu desenvolvi a minha carreira de comunicação. E eu já estou me movimentando para isso.
Até porque eu preciso me movimentar, para fazer acontecer a dinâmica que o seu trabalho precisa. Muitas vezes, você tem várias ideias para sair da rotina, mas nem sempre consegue colocar elas em prática. Em outras ocasiões, tem receio até. E em algumas delas, você não consegue desempenhar o seu trabalho porque sempre tem algum fator externo te desconcentrando. Quando eu precisava de uma porta fechada, eu consegui. Esse foi o meu primeiro passo. Porque uma porta não faz o menor sentido se ela não garante a sua privacidade, que nenhum barulho daqui passe para o lado de fora, se o vento entra por uma brecha.
Eu estou em busca de um ambiente de trabalho tranquilo, e este ano vai ser o ano desta conquista, que não acontece do dia para a noite, e no meu caso, está acontecendo aos poucos. É preciso resolver várias pendências para poder conquistar de vez esse objetivo, e esse começo de ano é o momento de resolver essas pendências. Ao longo do ano, eu vou lhes atualizando sobre como anda essa busca e cada passo dessa conquista tão importante. Vocês já viram que muita coisa começou a se movimentar nesse sentido. E verão o quanto as coisas vão fluir depois que tudo se ajeitar. E pode crer, elas vão se ajeitar neste ano.