Image

Ponto de partida para novas ideias

Qual canto, rua ou detalhe urbano você considera um ponto de partida para novas ideias?
,

Qual canto, rua ou detalhe urbano você considera um ponto de partida para novas ideias?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

O ponto de partida para novas ideias está nos lugares que você passa todos os dias, mesmo aqueles lugares que você passa e nem nota direito, ou nota, mas nem lembra direito disso. Está nos cenários urbanos de todos os dias que fazem parte da nossa rotina, naqueles lugares que a gente passa meio que sem querer, mas que estão sempre lá, sendo a fonte de inspiração que a gente menos espera poder encontrar, mas que pode guardar um ambiente inesgotável de ideias que podem ser as que vão catapultar um novo momento da sua vida. Sou daqueles que procuram essas fontes invisíveis de inspiração o tempo todo.

E onde podem estar essas fontes invisíveis de inspiração? Elas não estão nos lugares mais óbvios possíveis, afinal se estivessem, não seriam meras fontes de inspiração únicas, elas estão lá para ser um lugar comum onde tudo aquilo pode ser descoberto. Mas eu sempre vou buscar o desconhecido, o esquecido, o que ninguém lembra que existe, mas está lá, no caminho das pessoas. É um canto qualquer da cidade, uma rua marcante, a rua da sua casa mesmo, um detalhe urbano que está no seu cenário. Qualquer lugar pode ser o marco zero de uma ideia extraordinária, que você vai se lembrar toda vez que passar por esse lugar.

De repente, você está na rua da sua casa. Ela é o ponto de partida para todas as suas ideias, as novas, as antigas, as primeiras, as últimas. Ela já foi completamente diferente de tudo que existe hoje. E foi onde tudo começou. No barro da rua, nos traços efêmeros, naquilo que eu podia criar, fazer e desfazer, ou que as rodas dos carros desfaziam, deixando as marcas, as ranhuras, até o dia em que o progresso precisou chegar, a rua foi pavimentada e o que você precisa agora é manter as suas obras de uma maneira permanente no papel, guardando o que for possível, para relembrar, para criar, para ter um acervo e um repertório.

O quarto onde eu estou agora foi o marco zero das minhas experiências de comunicação e não para menos é o quarto que eu estou ocupando de forma integral, da maneira que eu sempre quis. Ele agora é o marco zero de outras coisas ainda mais extraordinárias. Quis transformar um espaço onde as pessoas enxergam quatro paredes e um banheiro – sim, meu quarto tem banheiro – em uma usina de ideias que produz o tempo todo, do brainstorming até a ideia pronta. Algumas coisas estão sendo preparadas, outras estão em andamento, outras estão em plena execução. Esse é o meu primeiro passo para passos ainda maiores.

A gente tem que lembrar disso, sobre a necessidade do primeiro passo ser dado. Quero que esse ambiente seja maior e vai ser, mesmo que ele não seja mais aqui. Mas primeiro, é necessário começar. É necessário ter um marco zero, um ponto de partida para novas ideias. É necessário fazer as coisas acontecerem nele para lá na frente elas serem relembradas como passos importantes daquilo que a gente quer deixar como legado para o futuro, afinal, tudo o que a gente precisa é disso: de boas ideias, ideias promissoras, que transformam realidades e transformam o mundo à nossa volta. E mantém a cidade como o que ela realmente é: um organismo vivo.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile