Você falou sobre dezembro ser um divisor de águas para o seu trabalho. Quais são os planos que você tem para os seus projetos no próximo ano?
Pergunta feita por este editor
Que dezembro é um mês que eu considero como um divisor de águas no meu trabalho, disso eu não tenho dúvidas. Cá estou eu em mais um mês de dezembro testando formatos, testando a minha intensidade, e fazendo acontecer coisas novas. Afinal, o que eu trago nesse mês não é apenas o resultado daquilo que o ano de 2024 trouxe de bom, mas também é o resultado das coisas que vão acontecer no próximo ano. Só que 2025 promete ser diferente, afinal, está para uma mudança importante em casa que vai modificar, de certo modo, a dinâmica das coisas por aqui. Por conta disso, o ambiente próprio vai se tornar realidade.
Enfim eu posso dizer que eu vou ter um ambiente próprio. Esse é um anseio antigo, diante do potencial que eu acredito que eu posso apresentar para as pessoas. Essa é uma mudança que vai ser a chave para todas as outras que vão acontecer em 2025, porque até este momento, ainda que eu tenha uma mesa para trabalhar, isso é pouco para mim. Quando eu preciso fazer o trabalho de divulgação das redes sociais no celular, eu não me sinto confortável em estar na frente da tela do computador, nem muito menos posso fazer os trabalhos no computador diante das limitações que algumas redes sociais têm com a questão do crossposting. Preciso usar o celular, e na mesa não me sinto confortável.
É por isso que eu preciso me direcionar a outro lugar da casa para fazer esse trabalho. Isso incomoda no sentido de que toda vez que eu preciso fazer o trabalho de divulgação nas mídias sociais, eu tenho que sair de estou e ir para um lugar que eu posso ter que sair a qualquer momento por outras demandas. Daí a necessidade de concentrar tudo em um ambiente próprio, onde eu não precise me mover tanto e eu possa desbloquear esse potencial. Dividir um quarto, por exemplo, me impede de fazer muitas coisas que eu tenho vontade. Me impede de realizar lives e videoconferências, ok que eu já fiz algumas, mas eu queria que elas não pudessem ser tão interrompidas.
Essas mudanças do próximo ano vão, de certo modo, ajudar a desbloquear esse potencial, diante de um trabalho que precisa justamente disso: ser expandido em termos de possibilidades e não tão retraído por conta de coisas que não tem nada a ver comigo. Quando eu digo que acreditar é fundamental, é sobre isso, e tive toda a paciência que eu não poderia imaginar que teria para conseguir aquilo que eu tanto almejei conseguir. O momento chegou justamente diante de uma mudança importante, que eu vou contar mais para frente, e tem a ver justamente com dinâmica familiar. É que uma das pessoas que moram na minha casa deve sair daqui para a sua casa própria. Éramos quatro, seremos três, cada um com seu quarto.
16 anos é tempo suficiente para muita coisa mudar. E não apenas no seu ambiente, na dinâmica, nos aspectos do seu trabalho. Muda também com as pessoas que convivem com você, que refletem na sua vida, afinal, dizem que a felicidade, quando a gente conquista, não é uma coisa só nossa. Ela é coletiva. Se alguém fica feliz com as suas escolhas em casa, todos nós ficamos felizes e todos nós sentimos o efeito dessa felicidade, bem como os seus reflexos. E é por isso que eu posso projetar o próximo ano sob o efeito do que vai acontecer aqui. É um novo ambiente dentro do mesmo ambiente, onde eu posso, enfim, desbloquear o potencial que uma parede só não me dava espaço para mostrar. Mas outras tantas podem me ajudar.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: