Image

Para onde o #TrendTalks vai?

Que dias o #TrendTalks pode ser alocado e que avaliação você pode fazer dos dias pretendidos?

Que dias o #TrendTalks pode ser alocado e que avaliação você pode fazer dos dias pretendidos?

Pergunta feita por este editor

O #TrendTalks será o novo tema das terças-feiras no site. Isso já foi definido e a estreia será já daqui a duas terças-feiras, no dia 3 de junho. Como é um tema que trabalha com o momento, não dá para prever como ele será, justamente porque ninguém imagina como vai ser essa terça-feira. É o noticiário que vai me ajudar. O que as pessoas pesquisam. O que é tendência, o que é momento. É esse fator surpresa que vai ajudar o #TrendTalks a ser imprevisível a cada terça-feira. É justamente isso, não saber o que esperar da semana que está se desenhando, afinal de contas, somos nós que procuramos nos informar, somos nós que criamos informação. E assim, criamos tendências.

Mas tá, porque chegamos à terça-feira? Vamos primeiro entender os dias que foram pretendidos: a terça-feira e a quinta-feira. A quinta-feira foi foco de mudanças em 2023, quando o tema “Vamos conversar sobre transporte” foi substituído pelo “Minha Cidade” justamente para ampliar a abrangência do tema: em vez de focar só no transporte público, eu quis focar nos aspectos da cidade como um todo, e eu entendi que poderia ampliar o espectro de assuntos, o que explica a mudança realizada. Nesses últimos dias, eu queria mudar um pouco mais o foco por entender que não estava vivendo mais a cidade da maneira que eu gostaria.

Sim, eu pensei em dar um tempo do tema e trocar por outra coisa. Mas pensando bem, e planejando viver a cidade de uma maneira mais intensa e visceral, resolvi manter o tema da quinta-feira voltado para os assuntos da cidade. Abrir mão do tema seria não conseguir espaço para falar as coisas que eu penso, diante de tantas coisas que eu queria dizer sobre o lugar onde eu moro. E para quem se sente excluído do mainstream midiático, excluir o tema não seria a melhor alternativa. Esse tema vai me dar algum orgulho de ser de onde eu sou em algum momento. Resolvi então manter o tema e focar no que interessa: a terça-feira.

A terça-feira era o dia da web story da semana. Já vinha me queixando de algum tempo que o tema já não rendia mais como eu gostaria, e que queria focar mais em escrever, como eu já venho fazendo, é verdade, mas focar em escrever mais sobre assuntos que tragam as respostas que o leitor muitas vezes não encontra em lugar nenhum. Já fui desses que fazia buscas no Google e me sentia frustrado em não encontrar as respostas dos termos que eu pesquisava. Nem sempre a Internet tem resposta para tudo. Porque poucos humanos ainda se habilitam a compartilhar tudo aquilo que sabem. A inteligência artificial jamais vai saber responder pelos humanos, se é da inteligência deles que ela é feita.

E assim cheguei na terça-feira como o dia da #TrendTalks. Daqui a duas semanas, vocês irão entender melhor o que é o tema lendo o post de estreia do #TrendTalks como um tema semanal. Diferente do #ContentTalks, é conteúdo sobre o momento, conteúdo que alimenta o conteúdo que a Internet gerou na semana. Afinal, eu já entendo como o conteúdo é feito. Agora, é hora de entender que conteúdo é esse, o que está acontecendo, e como determinados assuntos viraram tendência. E esse momento tem dia marcado: a partir do dia 3 de junho, no quarto post do dia no site. É o novo destaque da semana na Luneta.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile