Image

Objeto de criatividade

Existe algum objeto antigo que você guarda porque alimenta sua criatividade?

Existe algum objeto antigo que você guarda porque alimenta sua criatividade?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Tem coisas que a gente não se desapega. Outras até a gente pratica o exercício do desapego, consciente do que está fazendo, diante da necessidade de melhoria do que a gente entrega. Mas outras tantas coisas que a gente tem guardadas a gente nem acumula, a gente só precisa aplicar de uma forma prática no processo criativo. É o caso dos meus objetos de criatividade, afinal, eu não queria falar apenas de um objeto específico, mas de vários objetos que eu tenho aqui no escritório, foram importantes em outras épocas do meu trabalho e do meu estudo e até hoje são importantes para tudo aquilo que você vê todos os dias.

Se tem uma coisa que eu gostava – e gosto até hoje – é de comprar materiais de arte. Hoje nem tanto, por causa das vacas magras e necessidade de pagar as contas, coisa que todo adulto faz, e se ainda não faz, é porque tem quem pague suas contas. Ninguém escapa desse destino. Mas vamos lá, eu falava de materiais de arte, de materiais escolares que terminam se tornando materiais de arte para mim, afinal, quando a gente usa para um determinado propósito, ele termina se tornando um material que atende esse propósito. Vários dos lápis e canetas que eu tenho são do tempo da escola, da faculdade, alguns eu cheguei a usar nesse período. Comprava vários, alguns eu mal usava, outros eu usava em situações muito específicas.

Tem também os lápis de cor desses tempos, alguns diferentes, outros específicos, como os aquareláveis e metálicos. Tem lápis que eu ainda não usei porque eu queria esperar o melhor momento para usar. E são materiais que eu tenho guardados até hoje, gosto de colecionar e usar. E ainda tenho espaço para guardar essas coisas, se você tiver e quiser me doar, você pode entrar comigo na página de contato e nós combinamos, tudo bem? Aceito qualquer coisa que possa ser utilizada nas minhas artes. Talvez seja essa uma coisa que eu queira organizar para mais para frente, ainda mais com o espaço que eu tenho.

E depois que todas essas fases acabaram, esses materiais ficaram guardados em gavetas que fui transferindo conforme as coisas por aqui evoluíam. Do estojo da escola para a bolsa da faculdade, da bolsa da faculdade para uma gaveta plástica, da gaveta plástica para a gaveta de madeira e nessa gaveta de madeira, que fica ao lado do computador onde eu estou digitando este texto que você está lendo neste momento, esses lápis e canetas estão até hoje, me acompanhando desde essa fase até agora. Talvez seja essa uma das coisas que mais dá um toque especial a tudo o que eu faço: o de que parte dessas coisas guarda algo dessas épocas.

Um objeto de criatividade é o elo que une criações distintas. Afinal de contas, cada criação que você faz se entrelaça com alguma outra, mesmo que a princípio, uma criação nada tenha a ver com a outra. Um objeto de criatividade é o que une tudo isso. Nada mais significativo que para mim, sejam os meus materiais de arte, como em um conjunto, daquilo que existiu, daquilo que existe, daquilo que ainda vai existir e se juntar a esse material de arte que eu tenho atualmente. Afinal, esse é um ativo que eu tenho que vai constantemente se renovando, ao mesmo tempo que renova o meu repertório de arte, onde o material usado é apenas uma ferramenta catalisadora da criatividade.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes
Sair da versão mobile