Image

O site como centro organizador

De que forma o site se tornou o centro organizador desse novo jeito de trabalhar?
,

De que forma o site se tornou o centro organizador desse novo jeito de trabalhar?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

O site é um elemento fundamental para a revolução criativa. É a minha casa própria, o ambiente sobre o qual eu tenho controle, que eu posso organizar, onde eu desenvolvo o hábito da escrita, o hábito de transformar ideias em histórias. O que faz tudo isso acontecer em forma de comunicação, que é um dos elementos que eu mais gosto de trabalhar, senão o que eu mais gosto de trabalhar. Afinal, nada disso é possível para mim sem a comunicação. Saber divulgar e trabalhar as suas ideias é fundamental para que as pessoas tomem conhecimento do que você faz e busquem detalhes sobre o que é essa ideia. Os aspectos da comunicação me fascinam e fazem parte de mim, e são uma coisa inesparável.

Comunicar é a minha principal razão de ser, e que transforma o modo como a gente vê o mundo. É uma coisa que eu faço há 17 anos, quase 18, e que se tornou uma parte fundamental de mim. Não sei o que seria de mim sem a comunicação, não sei o que seria de mim se não tivesse a iniciativa de criar um blog na noite do dia 23 de dezembro de 2008, depois de amadurecer aquela ideia por meses, numa época em que pouca gente tinha essa ousadia. Talvez seja isso que explique a longevidade do projeto e porque ele se renova constantemente, afinal, comunicação é isso, se renovar o tempo todo, renovar as suas ideias, entender o mundo à sua volta e registrar os acontecimentos.

As redes sociais são fundamentais na divulgação do meu trabalho, mas como dizem, é como estar em um hotel, numa casa alugada, num ambiente sobre o qual você não tem controle e que depende de algoritmos e moderação muitas vezes automática. Ter um site como eu tenho desde o tempo que ele ainda era um blog – não que um dia ele tivesse deixado de ser, porque ainda tem alma de blog – é sair da caixa e dos algoritmos todos os dias, sair do lugar comum, é desenvolver as suas ideias com liberdade. Foi dessa forma que o site se tornou o centro organizador dos meus projetos, não só dessa nova forma de trabalhar, mas de todas as formas que eu já tive um dia e que fazem parte da minha memória.

Aqui eu posso organizar o meu trabalho na forma de uma agenda semanal, transformando essas ideias em algo que nenhuma rede social conseguiria reproduzir para mim, afinal de contas, não trato os meus projetos e minhas ideias de qualquer maneira. Aqui eu posso transformar séries, projetos e iniciativas em elementos fundamentais para criar memórias e legado. É onde as minhas ideias se desenvolvem e se tornam longevas. Quando que eu poderia imaginar que teria iniciativas que passaram de uma década? Quando que eu poderia organizar os meus projetos de modo que eles não se percam na memória? O site permite que o legado dos meus projetos viaje pelo tempo e pelo espaço. E que neles não se perca.

Este site é a razão de tudo isso acontecer, a primeira marca que eu deixo no mundo, não no sentido de ser o meu lugar, mas de ser o mundo inteiro, nos lugares onde eu não estou. E quando eu sinto que eu estou no meu lugar, eu me sinto à vontade para realizar os meus sonhos e os meus projetos do meu jeito e no tamanho que eu desejo. Sei do tamanho dos meus sonhos e sei que eu luto por eles até o fim. E ter um espaço próprio é essencial para desenvolver os meus projetos com a liberdade que eu quero. É dessa maneira que o meu trabalho chega cada vez mais longe e para mais pessoas, transformando os meus sonhos em projetos de legado e memória que ultrapassam os anos.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes
Sair da versão mobile