Image

O que vale a pena guardar

Como você decide o que vale ou não a pena guardar?
,

Como você decide o que vale ou não a pena guardar?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

O que vale a pena guardar é aquele documento que tem um certo valor histórico dentro daquilo que você quer documentar, aquelas coisas que serão importantes lá na frente, mesmo que hoje não tenham a devida importância. Ok, eu procuro documentar tudo aquilo que é possível, mas nem sempre algumas coisas são documentadas e você fica com aquela sensação de que você perdeu alguma coisa importante para ser documentada, e que naquele quebra-cabeça tá faltando uma peça. O que eu procuro é fazer com que esse quebra-cabeça seja completo, que não falte nenhuma peça, que faltem poucas e eu vá achando depois quais as que estejam eventualmente faltando.

Mas essa peça que está faltando do quebra-cabeça da história precisa encaixar da maneira correta. Não pode se encaixar de qualquer maneira. Mesmo que a história não seja uma ciência exata como a matemática, qualquer coisa que você vá contar errado vai ter consequências lá na frente na maneira como a gente conhece a história das coisas. E eu ouço tantas histórias que não se encaixam direito, que eu sempre vou ter a pulga atrás da orelha para investigar aquilo que realmente seja a verdade daquilo que se quer transmitir. Por isso, cada detalhe importa na história, cada coisa que você guarda é importante para entender o começo de tudo.

A história, meus amigos, muitas vezes é assim: tem peças que faltam, tem peças que a gente encaixa de qualquer maneira, mas você percebe que as coisas não se encaixam. Quantas histórias não são contadas da maneira mais aleatória possível, e depois de muitas evidências encontradas e peças que estavam realmente faltando, a história não é bem aquela que você conhecia? Por isso cada evidência é importante. E aqui entram os documentos em texto, fotos, um conjunto de coisas que hoje em dia dá para agrupar na Internet em forma de posts de blog. Para no fim, você contar várias histórias ao longo do tempo e elas continuarem no ar depois de muito tempo.

É o que eu faço há 16 anos mantendo esta página na Internet com quase 9.200 posts, sabe? Sigo contando as histórias, e cada vez mais me aproximo de 10 mil registros de tudo o que eu vi e tudo o que eu criei. Conto as histórias que quase ninguém conta, mas que estão sempre perto de mim. Porque aqui, elas podem ser revisitadas quantas vezes quiser. E muitas vezes, por serem quase 9 mil histórias, tem histórias que eu nem me lembro mais que eu escrevi, e se eu ver, é aí que eu realmente vou lembrar. Afinal, tem épocas inteiras que eu documentei. Histórias que eu contei e quando eu quiser, eu posso relembrar.

Aquela história que parece despretensiosa de início, pode ser o começo de uma história grande lá na frente, até porque, a história não avisa quando ela acontece, ela simplesmente acontece. Por isso, não importa quando você esteja lendo este texto: tudo o que eu escrever hoje, vai ser importante amanhã, no ano que vem, daqui a uma década, quando for o momento de entender que o que foi contado ali foi uma história. No meio de tantos textos, existem histórias. E eu sei quais histórias vale a pena guardar. Quando eu sinto que elas serão importantes, quando eu entendo que elas serão história. E quando uma história é bem contada, essa história vale a pena guardar.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar
1 Comentários
  • Excelente texto, obrigado por compartilhar, me causou certa reflexão positiva, principalmente por vir de uma formação em história e sempre ter gostado da área de preservação e cultura.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

    Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

    Assine A Luneta

    Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

    Junte-se a 10 outros assinantes
    Sair da versão mobile