Image

O momento de regular as relações

Por qual razão as suas relações de trabalho são reguladas por contrato? Como é que elas não eram até o final de fevereiro?

Por qual razão as suas relações de trabalho são reguladas por contratos? Como é que elas não eram até o final de fevereiro?

Pergunta feita por este editor

Contrato é uma coisa óbvia em relações de confiança. Estabelece regras que todos têm que cumprir para uma relação de trabalho harmoniosa. Quem não cumpre sua parte, sabe das consequências. Quando uma relação não é estabelecida em contrato, vira uma farra: todo mundo acha que pode pagar quando quiser, o que quiser e achar que a outra parte vai fazer tudo só porque simplesmente confia. Agora isso acabou. Desde o final de fevereiro, as relações de trabalho passaram a ser reguladas via contrato, no que começou com os clientes antigos, e será uma regra para quem contratar os meus serviços.

Isso é uma coisa que deveria ser estabelecida lá no início, não é? Pois é, deveria ser assim. Inclusive hoje, no dia em que a 612 Comunicação completa 8 anos de existência da marca, até hoje ativa justamente como personalidade jurídica do site e a parte que me representa nos contratos. A agência teve uma reformulação pós-pandemia, onde surgiram esses atuais clientes, e até trouxe uns dois dos tempos da agência. Mas eu esqueci completamente de reformular essa parte, e por conta disso, tive problemas com as receitas, afinal, como manter a máquina funcionando sem recursos? A conta precisa fechar.

E justamente para que a conta feche, para que os projetos continuem no ar, e para além de outras coisas, como investimento em infraestrutura, ainda mais sabendo que daqui a menos de 60 dias eu vou ficar com o quarto e preciso que ele seja estruturado, é que eu resolvi chamar todo mundo para dizer que as regras mudaram e que agora, só fica comigo quem seguir as regras. Todos os trabalhos passaram a ser regulados por contrato, onde os clientes pagam um valor mensal, bem como toda essa relação é regulada. Desde que as regras começaram a ser aplicadas, quatro contratos foram homologados, e um está em vias de ser.

Com a regulação das relações de trabalho por meio de contratos, as coisas ficam mais claras, as relações ficam mais seguras e estáveis, e isso faz com que o próprio trabalho por si só seja sustentável, com os sites sendo verificados de forma mais constante, afinal, o que é pago pelos clientes precisa ser justificado, e quando ele sente que o site está mais rápido, com mais velocidade, mais recursos e mais possibilidade de ser encontrado pelos mecanismos de pesquisa, ele sente que o seu dinheiro está sendo bem aplicado, afinal, tudo o que o cliente quer e espera é resultados, e o que eu quero é entregar esses resultados para eles.

Até o final de fevereiro, não era assim. Eu reconheço que eu errei quando eu não regulei essas relações por contrato antes e eu precisava arrumar um jeito de corrigir esse erro agora, afinal, nunca é tarde e uma das maiores virtudes de um ser humano é reconhecer os seus erros e fazer o possível para que eles não voltem a se repetir. Afinal, estamos falando de uma experiência que precisa ser compartilhada, como eu quero compartilhar essa experiência de 10 anos de construção de sites, aliada a experiência que eu acumulei no curso de Publicidade e Propaganda. Quando você sabe da sua capacidade, você procura utilizá-la da melhor maneira possível. E sabe que seu trabalho tem valor.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
FacebookXThreadsLinkedInBlueskyWhatsAppCopy LinkShare
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes
Sair da versão mobile