Você pretende transformar o Luneta Sonora em um videocast? Você entende que este é o futuro dos podcasts?
Pergunta feita por este editor
Quando eu coloquei o Luneta Sonora no ar, o ambiente de podcasts era completamente diferente do de hoje. Ainda havia vários podcasts relevantes usando só áudio, e olha que eu estou falando do ano de 2021! Mas sabe como é a tecnologia e as tendências de mercado: você pisca, elas evoluem, de repente o formato passa a explorar melhor o vídeo, as entrevistas e tudo mais. Diante de todas essas mudanças que acontecem na velocidade da luz, que em outros tempos atingiram até o site de modo que ele precisou se reinventar e se reinventou, fica o meu questionamento: de que maneira é que o meu podcast, com menos recursos, pode se reinventar?
O Luneta Sonora poderia virar um videocast? De que maneira, já que em 146 episódios eu nunca gravei uma entrevista? Primeiro, que para tudo tem uma primeira vez, e eu me lembro muito bem da primeira vez que eu escrevi um texto para redes sociais, que eu escrevi um texto para o blog, que eu gravei um episódio do Luneta Sonora, e algumas dessas “primeiras vezes” estão muito bem documentadas, para me lembrar que eu não comecei sabendo de tudo; eu comecei da maneira que eu podia, na base da curiosidade. Isso te amadurece para outras “primeiras vezes” ao longo da sua carreira. E aparecer no vídeo nem é novidade para mim.
Mas eu não queria transformar o Luneta Sonora em um videocast sem antes melhorar a estrutura física aqui do escritório. Eu já fiz várias ao longo desses anos, mas elas ainda não atendem as minhas necessidades e ainda tenho alguns problemas para fazer esse objetivo acontecer, não só no caso do Luneta Sonora, mas em outras etapas do meu projeto. Ainda tenho que conviver com os efeitos da ansiedade e outras tantas inseguranças que não são mais aquelas óbvias. Mas eu vou superar tudo isso, diante da necessidade de correr atrás dos meus objetivos. E eu sei que não é mole diante das dificuldades que eu venho enfrentando, mas eu vou conseguir de alguma forma.
De todo modo, está nos meus planos transformar o Luneta Sonora em um videocast. Sem mudar absolutamente nada em termos técnicos. Só subir arquivos de vídeo em vez de arquivos de áudio, como acontece até hoje. Tudo o que eu preciso é somente melhorar o cenário, e isso vai acontecer a longo prazo. Não posso garantir ainda uma data certa, mas tudo o que eu mais quero é que não tarde a acontecer. Só preciso evidentemente organizar as coisas, levantar recursos, fazer o que for possível para que o Luneta Sonora passe pela transformação que é natural de todo projeto da natureza dele. Mas uma hora, isso vai acontecer.
Enquanto não acontece, o podcast segue sendo áudio. Mas os canais de vídeo seguem prontos para a transformação, afinal de contas, eles foram preparados para isso justamente nesta semana, em que eu transformei alguns episódios em shorts para chamar o público e atrair inscritos para o podcast, ainda lembrando da história de quando eu queria descobrir quantos inscritos o canal do YouTube tinha, já que o número real demora para aparecer. Mas o que importa é que os canais estão sendo alimentados da maneira que é possível, esperando o momento da transformação em videocast, e que ela não tarde a acontecer. Porque ela vai acontecer, e vocês irão se lembrar disso quando justamente isso acontecer.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: