O DIA DA MENTIRA

O dia 1º de abril é famoso por ser o Dia da Mentira. Dia que muita gente inventa várias brincadeiras, […]
,

O dia 1º de abril é famoso por ser o Dia da Mentira. Dia que muita gente inventa várias brincadeiras, gozações, que muita gente cai em umas pegadinhas básicas. Mas porque será que o dia 1º de abril é o dia dedicado a mentira?

A data surgiu porque, reza a lenda (porque várias são as versões da origem de tal data, mas vamos a mais conhecida delas), na França do século XVI o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março, data que coincidia com a chegada da primavera, e as festas em comemoração à chegada do ano novo iam até o dia 1º de abril. Mas aí, em 1564, o rei da França Carlos IX adotou o calendário gregoriano (o calendário que usamos), e por conta disso o dia do Ano Novo passou a ser o dia 1º de janeiro, como comemoramos atualmente.

Mas alguns franceses, insatisfeitos com a mudança do calendário, decidiram continuar comemorando o Ano Novo na data antiga. Alguns engraçadinhos decidiram então fazer piadas com a situação e passaram a mandar convites de festas que nunca existiram ou presentinhos esquisitos. Era então 1º de abril, a coisa pegou no mundo todo e a data a partir de então passou a ser conhecida como o Dia da Mentira.

A mentira aliás, não é boa para ninguém. Desde aquela mentirinha simples até aquela mentira grande e escondida, passando pela mentira grande e escancarada, até aquela que considero uma das piores, a mentira grande, escancarada e tolerada.

Por isso é fundamental e indispensável lutar pela busca da verdade, que nada seja escondido, que as mentiras repetidas várias vezes não se tornem verdades absolutas, como muitas vezes acontece. Que a verdade, assim como a mentira, tenha o direito de ter seu dia, ou melhor, que todos os dias sejam dedicados a verdade.

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile