Qual foi a mudança tecnológica que mais transformou sua forma de criar ao longo desses 17 anos?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
O site chega aos 17 anos acompanhando as mudanças tecnológicas através do tempo. Quando tudo isso começou, em 2008, começou com um computador “comunitário” dentro do quarto que hoje é individual meu, que eu dividia com os meus irmãos. Só tinha quatro horas para usar o computador, e aos poucos, eu fui conquistando espaço até ganhar mais quatro horas, passando a usar de noite. Esse espaço dobrado me permitiu atingir o objetivo que eu queria de uma maneira mais acelerada para aquela época. Mas sabe quando o que era impossível se torna possível? Quando o primeiro computador de casa chegou, achei que eu nunca teria um só para mim, para ter tempo de fazer o que quisesse, no tempo que pudesse.
Os anos se passaram, e eu tive meu primeiro computador próprio três anos depois do lançamento do site. Não sem antes usar o primeiro de todos eles de forma individual, mas não durou muito tempo: a placa-mãe se foi e depois ganhei um próprio, esse sim o meu primeiro computador, fundamental para a minha carreira acadêmica, afinal, era impossível fazer qualquer coisa relacionada a faculdade em um computador “comunitário”, tanto que cada um dos meus irmãos foi comprando um computador próprio, cada um passou em sua respectiva faculdade e em seu respectivo curso. O meu primeiro computador era pequeno, tela quase do tamanho do tablet, depois ganhei um segundo computador, este já maior, e aí sim as coisas deslancharam.
Quando eu ganhei o segundo computador, eu já tinha concluído o curso de Publicidade e Propaganda. E já tinha um computador robusto para realizar os meus trabalhos, ao mesmo tempo que eu queria trabalhar com artes visuais. Trazer tudo para o ambiente. Deu certo e as coisas foram desenrolando até eu melhorar as máquinas e chegar nos resultados que eu tenho hoje. Só contei as mudanças de hardware, nem falei da própria evolução tecnológica em si. O site começou no Blogger, um serviço do Google onde você pode criar um blog de graça, com todas as limitações. O detalhe é que o serviço existe até hoje e não mudou praticamente nada desde que eu migrei o blog para WordPress, em 2014. A necessidade de evoluir era urgente, e o Blogger não me permitia isso.
Quando o site migrou para WordPress, me permiti conhecer as entranhas da Internet com mais profundidade e usar ferramentas que pouca gente sabia como funcionava, mas que eram fundamentais paara a Internet como você usa todos os dias, nos sites que você lê. Surreal acreditar que eu estou escrevendo numa plataforma amplamente usada por sites de notícias de grande expressão, que trabalham com equipes dedicadas, que fazem com que esse projeto seja efetivamente um trabalho e uma empresa. Enquanto eu tenho o meu site do mesmo formato, mas trabalhando sozinho em todos os departamentos; do conteúdo até a técnica. Aqui é a minha escola, aqui eu aprendo muita coisa.
Aos poucos, fui melhorando a produtividade usando o que fosse possível, como a automatização da divulgação; o conteúdo do site é distribuído automaticamente há mais de 10 anos, inicialmente com o Jetpack, hoje com o IFTTT. Alguns outros processos passaram a ser trabalhados com inteligência artificial, e parte do processo criativo também passou a ser trabalhado com ele. Ainda há questões sobre o uso de IA em vários processos criativos, mas eu uso dentro daquilo que preserve a naturalidade do projeto, não para menos eu treino as principais ferramentas com o meu próprio conteúdo. O tempo transforma as formas de criar, mas o que o tempo não muda é a forma como as histórias são contadas. E elas permanecem as mesmas há 17 anos.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.













