Conte sobre o seu trabalho de redação publicitária e como você pode contribuir com textos humanizados sob medida para o cliente.
Pergunta feita por este editor
Escrevo desde que me entendo por gente. E em 15 anos fazendo isso, já me acostumei a fazer redação de todo tipo, de todos os jeitos, afinal, no início a gente não sabe muito como formatar. Depois vai se acostumando. E sabe que é importante entregar um texto que as pessoas compreendam, e principalmente, transmita aquilo que você quer transmitir para as pessoas. É assim com todas as redações que eu faço, e com a redação publicitária, não poderia ser diferente.
Em tempos de ChatGPT e outras ferramentas parecidas, diria que não pode ser loucura trabalhar com redação publicitária, afinal, quando você tira as ideias da sua cabeça, elas se tornam mais autênticas e as pessoas sentem isso. Você precisa trazer de certo modo, para além da autenticidade, credibilidade e autoridade, afinal, quando a gente não consegue transmitir isso, é o seu projeto, o seu negócio, que se compromete. Então, meu amigo, você tem que saber como contar a sua história, como vender o seu produto ou serviço, como traduzir as necessidades dos seus clientes.
Para além de ser simplesmente texto de propaganda, falo também sobre posts patrocinados, voltados para o público interessado naquilo que você quer vender ou divulgar. Afinal, o seu público quer saber de certo modo o que você faz, o que você vende e o que você oferece em detalhes. O que acha de investir um pouco nisso e de certa forma nortear todo o seu trabalho de comunicação e campanhas para mídias sociais? Eu posso fazer isso para você e mais um pouco. Mas tá, como eu posso fazer isso?
Meu trabalho de redação publicitária pode trazer uma coisa que só uma cabeça humana pode trazer: a história da maneira que você quer que ela seja contada e compreendida. E isso é resultado de conversa, de conhecimento, de pesquisa sobre o cliente. Afinal, a história é uma coisa que a gente vive e a gente sente, e ninguém melhor para contar uma boa história do que alguém que tem todos os atributos para traduzir o que você quer que as pessoas entendam.
E quando se conhece melhor o que você faz, o que você vende e o que você oferece, se entende melhor a mensagem que se quer transmitir. Uma péssima orientação de linha editorial é facilmente entendida pelo público-alvo. Não subestime o seu público. Ele sabe muito bem como identificar uma mensagem sincera, uma mensagem que ele pode acreditar, de uma mensagem que soe artificial e sem credibilidade. É algo que põe toda uma estratégia publicitária a perder.
E eu sei que você não quer isso para o seu negócio, serviço ou o que quer que você queira vender. Nem preciso dizer que eu trabalho com redação. É algo que eu faço naturalmente todos os dias, e que é o pilar de tudo o que eu faço aqui. Afinal, sem um bom texto, não se transmite ideias. Não se traduz as artes. Não se entende a mensagem. Por isso, permita que eu trabalhe nos seus projetos, no seu negócio, e que eu possa nortear a sua campanha e estratégia de mídias. Porque para uma boa imagem, um bom texto é mais do que indispensável.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
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