Image

Meu balanço de 2024, o ano em que eu superei desafios

Chegou ele, meus amigos: o balanço anual do site. A prestação de contas do último dia do ano e de tudo o que eu fiz nesse ciclo de intensidade.
, ,

Mais um último dia do ano, e chegou ele, para prestar contas do que eu fiz durante todo esse ano: o balanço anual do site. No ano de 2023 eu superei meus recordes, e em 2024 eu mantive, apesar de todos os problemas que aconteceram ao longo desse ano por conta de algoritmos e outras questões. Mas eu não desisti, eu cheguei até aqui, e posso dizer que superei desafios neste ano de 2024.

Vários números do ano de 2023 foram superados. Outros tantos, chegaram perto. É assim quando se consegue firmar uma agenda semanal, quando você tem mais ou menos uma ideia de quantas coisas aconteceram ao longo desse ano, em comparação com um ano de agenda completa como foi o ano de 2023.

Superar o número de posts deste ano? Sim, eu consegui! Foram ao ar, contando com o próximo post, 1474 posts, número levemente superior aos 1465 posts de 2023, quebrando mais um recorde do ano passado de número de posts produzidos em apenas um ano em toda a história do site, com o maior número de palavras digitadas em toda a história do site de longe. Foram mais de 559 mil palavras, média de 380 palavras por post.

E sabe essas artes aí de cima? No ano passado elas foram 1411, neste ano eu fiz 1424 artes. Esse número é menor do que o de posts pelo fato de algumas delas terem a site graph repetida, como no caso da minicoluna. É o maior número de site graphs feitas em um único ano – será que no próximo ano eu vou conseguir superar?

Foram produzidas 112 web stories foram produzidas, quatro a menos que no ano passado, e mais uma vez sem artes repetidas! Aos que me acompanham fielmente, vocês continuam participando, apesar de terem sido apenas oito os comentários recebidos nos posts durante todo o ano de 2024.

Nunca produzi tanto para redes sociais como eu produzi neste ano de 2024. 1177 posts estáticos, ou seja, em formato de imagem, foram postados neste ano de 2024, só que como alguns desses posts são no formato de carrossel, o número total de artes produzidas foi de 2090, mais do que as 2004 artes produzidas para 1058 posts.

Esse número conta somente os posts que foram ao ar, uma vez que 43 pacotes de artes digitais ficaram para o próximo ano. Já o número de artes para stories produzidos e postados em 2024 foi de 394, dois a mais do que o ano passado. 371 capas de reels foram feitas para o Instagram – e agora também para o TikTok.

Faltou oito capas para as 379 do ano passado, mas mais vídeos foram postados, por conta da nova edição das artes tradicionais passar a ter a arte de capa embutida, não sendo mais necessário produzir a arte que vem junto. E olha que foram postados 156 vídeos para artes tradicionais em todo o ano de 2024, média que pode aumentar em 2025 com a produção de novas séries de arte.

E o Luneta Sonora? Assim como no ano de 2023, não deixei uma sexta-feira sem episódio, e mais uma vez, todas as 52 sextas-feiras do ano tiveram episódio inédito. O podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo ganhará a sua versão videocast no próximo ano, com a adaptação total do quarto para a produção de conteúdo dos meus projetos.

Assim como no ano passado, todo dia os canais deste editor no TikTok, Instagram e YouTube são atualizados, e a média de mais de 400 vídeos postados diariamente foi mantida. A adaptação do quarto também trará novidades para os canais e para o próprio networking dos meus projetos, com lives e conferências.

Após o tombo das visualizações de 2021 para 2022, cada passo é importante para continuar crescendo. O site teve mais de 235 mil visualizações no ano de 2023, o dobro do ano passado em que teve mais de 125 mil visualizações.

Web story especial

E como eu faço todos os anos, eu resumo as estatísticas em uma web story especial aqui no site. Cá está:

E daqui para frente?

Esta é a segunda vez que teve conteúdo em todos os dias do ano, lembrando que 2024 foi um ano bissexto, com 366 dias. Os desafios de 2025 serão ainda maiores, como em todos os anos a responsabilidade aumenta. Tudo isso vai ser ainda mais potencializado com as mudanças que irão acontecer no ambiente de trabalho, com a individualização do quarto onde hoje eu estou trabalhando. Um ambiente exclusivo, para produção e aprendizado.

A presença digital seguiu mais ativa do que nunca em todos os dias do ano. Instagram segue na barreira do milhar, onde o TikTok já entrou, mantida a meta de seguir superando os números. O X (antigo Twitter) superou a barreira de 2000 seguidores. O YouTube ainda não superou a meta de 1000 inscritos, mas sigo trabalhando nesse propósito com conteúdo diário.

E a presença digital foi ampliada no fediverso, com o Threads e o Bluesky, onde eu construí uma presença sólida e intensa, que foi reforçada durante o período de bloqueio do X, e não foi abalada depois do desbloqueio. Estas redes ainda estão na barreira das centenas, o que indica que ainda é necessário trabalho para crescer nelas.

Os números não foram bons por causa de uma mudança no algoritmo do Google que não me ajudou, assim como não ajudou vários pequenos editores de sites. E é assim, a gente que tem que descobrir o que é preciso para agradar o algoritmo. O que eu não quero é mudar o meu jeito de comunicar por causa disso. Esse é o meu jeito, e é assim que vocês me conhecem.

2025 começa com desafios e intensidade, e eu estou preparado para começar tudo de novo. Afinal, somos feitos de ciclos, altos e baixos, e se estamos aqui, é porque temos uma missão e um propósito. E você está convidado desde já para me acompanhar em mais um passo dessa jornada, que começa amanhã.

Não perca nenhum detalhe do mês mais produtivo do site! Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile