O post mais visto da história do blog da 612 Comunicação é um que fala sobre lista telefônica. Ali eu quis fazer uma analogia da década da minha infância com o Google, porque a lista telefônica era o Google da minha infância, lá na década de 1990; você achava empresas, mapas, telefones (óbvio) e o seu endereço. Era o máximo! Você viajava sem sair de casa.
Ainda hoje, em tempos que tudo o que você precisa está em suas mãos, tem quem ainda procure listas telefônicas, mas é muito difícil pelos motivos óbvios. Já procurei e tive essa dificuldade. Quem puder me dizer até para ajudar pessoas que gostam desse tipo de publicação, vai me ajudar muito e ainda posso divulgar aqui. Então, se puderem ajudar, vocês podem me indicar onde achar – até pelo menos umas velhas – aqui nos comentários ou lá no Instagram.
Transcrevendo aquele post do blog da 612 para cá, o que eu escrevi naquela época em nada mudou para os tempos de hoje. Abaixo da imagem eu trago o post que eu escrevi naquela época e que fez sucesso não sei como. Mas fez sucesso. E eu entendo porquê.
Lista telefônica é da sua época?
Os mais velhos devem se lembrar das páginas amarelas da Lista Telefônica – o editor deste texto, com 30 anos de idade, achava isso divertido na infância, como tudo que mexia com cores e formas.
Lá tinha todos os telefones e marcas dos comércios da cidade, mapas, telefones de emergência, linhas de ônibus, tudo! Por lá você literalmente conhecia a cidade. Sabia das marcas, das coisas, isso devia realmente ser inspirador, acredite.
Como nas páginas brancas você conhecia praticamente os nomes de todos os donos de linha telefônica da cidade, categorizados por rua, com os CEPs de cada uma, e com a coordenada de onde ela está no mapa.
E ela ficava posicionada no lugar mais estratégico possível: embaixo do telefone (fixo!).
Eis que chega o Google e hoje você tem tudo isso e muito mais na palma da sua mão. Todos os números, todos os comércios, todos os mapas do mundo, todas as linhas de ônibus. Olha o tamanho dessa imensidão de coisas que cabe em algo tão pequenininho e tão fino quanto a tela de um celular – e até mesmo de um computador.
E anunciar no Google é muito fácil. Com um investimento dentro das suas condições, você pode tornar o seu negócio conhecido no mundo! Não precisa ter um mar de dinheiro nem esperar muito tempo; os resultados são imediatos.
E seu negócio não fica só conhecido e restrito só no seu estado – afinal você também provavelmente deve vender na Internet e vende para todo mundo. Pois a restrição local era a principal restrição de uma lista telefônica. E fora isso, só no “Outras Localidades”. Que era para marca grande.
E depois de anos…
…Como as coisas mudam muito rápido. Hoje temos tudo fácil e mais detalhado nas nossas mãos. Quando poderíamos imaginar isso? O futuro parece que demora, mas ele é muito rápido, meus amigos.
E eu que achava que o futuro seria de coisas impossíveis que jamais poderia ter em mãos, mas hoje tudo está mais fácil. Porque nada é impossível nos tempos de hoje. O que você acredita que o seu dinheiro não pode comprar, daqui a algum tempo é algo que você pode ter.