Você consegue lidar com tarefas atrasadas ou aquelas que você deixa para depois?
Pergunta feita por este editor
Nem tudo que a gente faz, a gente consegue fazer em dia ou em uma data mais folgada. Entregar tarefas com a maior antecedência possível é o cenário dos sonhos de quem trabalha com conteúdo que nem eu, mas nem sempre isso acontece por conta de um monte de coisas que muitas vezes fogem do nosso controle. Sabe que em algum momento, alguma atividade pode atrasar. O imprevisto pode acontecer a qualquer momento, e sabendo disso, é preciso estar preparado justamente para quando o imprevisto acontece. Foi assim que eu lidei com o imprevisto do problema técnico do site com a cabeça mais fria possível. É esse o estudo de caso que eu quero contar para responder a pergunta sobre como lidar com tarefas atrasadas, porque é uma experiência prática.
Naquele momento, eu sabia que não iria conseguir entregar o conteúdo do dia, afinal, ninguém iria ver, pois o site estava lento, aparecia todas as telas de erro possíveis e eu precisava resolver a parada junto com o suporte da empresa de hospedagem. Levou tempo até descobrirmos o que aconteceu e resolver o problema, e bem, esse tempo foram horas, e quando descobri o que houve, já eram umas duas horas da madrugada. Tinha pouco tempo para fazer ajustes emergenciais quando eu consegui restabelecer o site no ar. O que foi possível porque eu conseguia entrar no administrador, e o problema foi no tema. Descoberto o problema, foi necessário colocar a tela de manutenção, descansar, porque era hora de dormir e eu estava cansado, e assim que eu acordasse, tirava o dia para arrumar a bagunça.
Depois de arrumar a bagunça, que basicamente foi fazer uma espécie de reset no tema, eu recomecei o trabalho de onde parou, mesmo que seja o trabalho que deveria ter sido entregue um dia antes e não foi possível. Foi assim que eu consegui colocar a casa em ordem, e aos poucos eu coloquei as coisas nos eixos, e ao longo dos dias fiz ajustes pontuais, e bem, o site está melhor do que antes. No dia do problema técnico do site, eu tinha três dos quatro posts da quarta-feira prontos. Só dois posts tinham entrado no ar antes do problema técnico. Depois de tudo resolvido, coloquei os posts no ar com a data retroativa a aquela quarta-feira, além da própria minicoluna, e daí sim, comecei a fazer os posts da quinta-feira: era fazendo e colocando no ar, e ainda deu tempo de fazer os três primeiros posts da sexta-feira.
Eu consigo lidar com tarefas atrasadas e aquelas que eu deixo para depois. Até porque eu aprendi a lidar com isso na certeza de que em algum momento, algum trabalho que eu faça pode atrasar. A gente pode ter uma agenda regrada, não falhar em nenhum momento, mas sabe que em algum momento o imprevisto pode acontecer. E justamente pensando nisso, criei um protocolo na minha mente de que se acontecesse qualquer coisa inesperada que me impeça de concluir a agenda do dia, eu começo de onde eu parei até eu conseguir colocar as coisas no lugar. Em quase 1000 dias de agenda semanal na prática, eu nunca acionei esse protocolo. O que aconteceu exatamente naquele dia. E justamente porque eu sabia o que fazer se imprevistos acontecessem, que as coisas deram tão certo.
Por isso que eu digo: não precisa se desesperar se você tiver tarefas atrasadas, se você deixou tarefas em cima do laço para fazer, se você acumulou tarefas demais e não sabe como terminá-las. Você consegue, com muita calma, e principalmente, cabeça fria. Foi o que eu fiz, porque sabia que em algum momento, eu podia enfrentar imprevistos que me impediriam de concluir um dia de trabalho. A gente precisa estar preparado para tudo, até para as emergências que aparecem, e é nesse momento que a gente entende o que é competência quando consegue lidar com situações assim. Com cabeça fria, a gente consegue fazer o trabalho fluir até mesmo quando precisa resolver um problema mais sério. E quando a gente se dá conta, consegue colocar a agenda nos eixos, em dia, como deve ser, e assim tudo flui.
Conhecendo Você
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.