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(I)MOBILIDADE URBANA: TODA MUDANÇA PRECISA DE PLANEJAMENTO E RACIONALIDADE

Mudanças são sempre bem-vindas, como uma que atingiu o bairro do Cristo/Rangel hoje. Porém deficiência de planejamento pode fazer com […]
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Mudanças são sempre bem-vindas, como uma que atingiu o bairro do Cristo/Rangel hoje. Porém deficiência de planejamento pode fazer com que um ajuste feito numa linha de ônibus possa não ter o efeito esperado.

A mudança: A alteração da linha 501-Colinas do Sul, que foi transformada em duas circulares que passaram a trafegar aqui nos bairros do Cristo/Rangel.

O problema: Está no itinerário dela aqui dentro e o pensamento de que a área poderia ser melhor beneficiada se as linhas fossem outras, se o questionamento era realmente este. A área do Colinas recebeu a linha para o bairro, mas esta não passa na parte mais movimentada do bairro enquanto outras linhas que passam no centro comercial do Rangel vêm e vão na maioria para os mesmos destinos.

A solução: Trocar um par de circulares no lugar. Um dos Mangabeira-Cristo/Epitácio poderia muito bem trafegar na área onde trafega o 201-Ceasa, dado o excesso no corredor principal que poderia ser aliviado.

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As linhas, da maneira que estão circulando, já começaram malajustadas.

Porque se fosse para beneficiar os moradores do bairro que dependem do 201, era mais preferível migrar uma das Mangabeiras Cristo/Epitácio para o itinerário da São Judas Tadeu, visto que aqui na área do Mercado já tem linhas demais para o destino Mangabeira (todas as 11 linhas de Mangabeira passam no mesmo local no corredor, ou seja, é mais fácil você sair daqui pra ir à Mangabeira do que a qualquer outro lugar). Seria mais negócio para os moradores das áreas.

E do jeito que está, a linha ficou mais arrudeosa. Se a Semob planejasse melhor, veria que seria mais ágil colocar esse Circular via Napoleão Duré/Almeidão/Principal do Geisel (Valdemar Naziazeno), criando até opção para que o pessoal daquela área não ande 200 metros para pegar um Mangabeira-Cristo/Epitácio (ou mesmo os passageiros que não querem esperar por um 1502 ali). Se for ver, como o 501 chegava ao Colinas? Via Valdemar Naziazeno a partir do girador. Então, o que custaria a Semob colocar a linha nesse itinerário que é mais ágil, e colocar uma linha como o 2514/5206 para a São Judas Tadeu e inclusive atrás do IFPB? As linhas ficariam mais bem distribuídas e todos sairiam ganhando.

Cabe lembrar que até então o 501 tinha uma demanda considerável.

Mas foi feito um negócio malplanejado e maldistribuído aqui dentro. Com isso, eles até reconhecem que o corredor 2 (2 de Fevereiro, Rangel e Cristo) tem potencial, afinal existem no corredor duas áreas de escape e distribuição das linhas (o itinerário 201 e o itinerário 204). O que falta mesmo é apenas melhor distribuí-las, porque fazer isso que é bom, não fizeram.

Isto significa dizer que as duas novas linhas do Colinas não passam no centro nervoso do bairro, o que compreendemos como Mercado Público e UEPB, que fica no Colégio José Lins do Rego, a 250 metros e várias esquinas de uma das paradas das novas linhas. No corredor principal, basta apenas atravessar a rua.

Esperemos até a segunda-feira. Um dia útil é muito determinante para saber como essa alteração vai se comportar. É o dia que as pessoas vão ao trabalho e à escola.

Do mesmo lugar para o mesmo lugar

Para vocês entenderem o que é uma mudança que não foi planejada para um deslocamento eficiente, elaborei esta arte para mostrar melhor como que se dão os deslocamentos dos bairros do Cristo e Rangel.

corredor 2 imobilidade urbana

As vias em amarelo é onde trafegam a maioria das linhas, sendo que dessas 2 são o 204 e 5204, 2 vem do Geisel, e as restantes são linhas que vão ou vieram de Mangabeira (número para cada lado da pista considerando as linhas circulares de cada). Só de Mangabeira, vem quase 35 veículos, contra 16 do Geisel e 12 do Cristo apenas no centro nervoso do bairro. Na parte da UEPB, são só os dois primeiros (as linhas 204 e 5204 vão entrar no corredor a 150 metros adiante).

Nas pistas azuis, é onde está concentrada a demanda do 204, 208 e 5204. Toda essa área é atendida por 15 veículos. Para ir a outros destinos, você tem que andar 200, 300, 500, 700 metros. Ou ir até a Integração.

Além disso, para ir até o destino UFPB, você precisa ir até o Centro e atravessar um corredor inteiro (Pedro II ou Epitácio) e mais um pouco.

Na área do Ceasa, onde estão trafegando as novas linhas, criaram um circular Rangel/Epitácio que já é mais arrudeoso que o 2514/5206. Se transferirem essas linhas para esta área em troca da outra, será mais negócio para os moradores da área, além do quê, os moradores do Colinas do Sul aqui dentro do bairro, já ficam privados de descer próximos a áreas comerciais e a UEPB, que fica no Colégio José Lins. Vão ter que caminhar metros para chegar.

Não seria ideal uma pulverização dessas linhas que vem de Mangabeira, colocando um Cristo/Epitácio para a área do 201, bem como agrupar o 203 com o 209? Na parte amarela já há linha demais indo para o mesmo lugar. Quem está sai num instante; quem não está caminha e muito dependendo de onde você mora.

Mobilidade urbana é principalmente pensar em deslocamento eficiente. E isso não parece acontecer hoje.

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