HORÁRIO NORMAL

Para quem mora nos estados do Sul e Sudeste, termina hoje, depois de quatro  meses, o Horário de Verão. Quem […]
,

Para quem mora nos estados do Sul e Sudeste, termina hoje, depois de quatro  meses, o Horário de Verão. Quem mora nas regiões acima terá de atrasar os relógios em uma hora às 23h59 de hoje (22h59 aqui em João Pessoa). Assim, as 23 horas de muitos brasileiros irão durar 120 minutos.

Como dito na postagem “Uma hora mais cedo”, que foi publicada no início do Horário de Verão, a Paraíba não entrou no Horário, mas sentiu as suas consequências: ônibus e aviões vindos de outros estados que adotaram o Horário de Verão chegando uma hora mais cedo, bancos que abriam e fechavam uma hora mais cedo, programação de televisão toda gravada para atender a uma determinação da classificação indicativa do Ministério da Justiça, ou mesmo também começando uma hora mais cedo, enfim, muitos foram os efeitos do Horário de Verão mesmo para as regiões que não o adotaram.

O objetivo da tal medida é reduzir o consumo de energia nos horários de maior consumo, de modo que as pessoas acendam as luzes uma hora mais tarde após o pôr-do-sol, que acontece por volta das 19 horas em vários estados. A economia nesse ano foi quase pequena (0,5% durante esse período segundo estimativa do Ministério de Minas e Energia). Mas não contavam com as altas temperaturas registradas justamente no Sul e Sudeste, que provocou recordes no consumo, tornando a economia de energia bem menor do que a esperada, ou quase nula.

E com o fim do Horário de Verão, o relógio biológico das pessoas que moram nas regiões que adotaram a medida certamente vai passar por mais uma semana de adaptação.

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile