Diante de tantos planos que você faz para o futuro, onde alguns se concretizam e outros continuam no campo dos planos que parecem difíceis de realizar, você realmente espera que o futuro seja realmente promissor para si?
Pergunta feita por este editor
O futuro é promissor para cada um de nós, mas a gente quer entender como esse futuro pode realmente ser promissor para cada um de nós, e até onde a gente pode chegar para atingir os objetivos e tudo aquilo que a gente chama de futuro. E diante de tudo isso, eu sempre me pergunto o tempo todo: será que eu espero que o futuro seja promissor para mim? O futuro é da maneira como eu acredito que as coisas podem ser, se nada me atrapalhar e eu não precisar começar as coisas do zero. E são sonhos grandes, sonhos maiores, sonhos que eu tenho o direito de sonhar e sonhos que sempre estiveram dentro de mim. E que eu quero externalizar.
Planos a gente faz o tempo todo. Muitos deles ficam apenas nisso mesmo, no campo dos planos, e outros tantos a gente consegue realizar. O futuro é isso, um conjunto de planos e de objetivos, o futuro nunca é uma coisa só para se atingir, você precisa cumprir várias etapas para conseguir. O que você faz no presente precisa se justificar para ser um futuro promissor, mesmo que as coisas pareçam difíceis. Mas é assim mesmo, tudo isso que a gente passa faz parte da nossa caminhada diária e o que mais incomoda é saber que sempre vai ter alguém que vai desacreditar os seus sonhos por se achar confortável na sua zona de conforto.
O que eu digo para essas pessoas que desacreditam dos meus sonhos? Nada. Só quero que essas pessoas assistam a minha vitória. Só quero que essas pessoas vejam o que eu estou fazendo e saibam que sair da zona de conforto é possível, porque nada é mais desconfortável do que andar em círculos e não conseguir nada acreditando que você já conseguiu o suficiente, e no fim das contas essas voltas não nos levam a lugar algum. Mas a gente vai conseguir sair dessas voltas e fazer a vida caminhar em novos rumos. Porque desafio a gente vence. Desafios não foram feitos para serem fáceis. E a gente de certa forma guarda esse objetivo que a gente tem como a nossa principal meta.
Tudo é uma questão de como a gente encara os desafios que aparecem. E porque os desafios precisam ser assim. Porque tem momentos que muitas vezes a gente desanima e a gente fica pensando onde errou para ter que começar e recomeçar várias vezes. E porque a gente precisa ficar o tempo todo caminhando nesses ciclos tão malucos muitas vezes. E o que fizemos para merecer tudo isso. Mas a gente vai entender tudo isso lá na frente. Precisa entender. E quando a gente entender, vai desenrolar esse caminho que a gente escolheu seguir, que por mais que não seja fácil, foi o que a gente escolheu seguir. E eu escolhi seguir esse caminho com vocês.
O futuro pode até ser uma coisa difícil de alcançar, mas eu vou entender isso quando eu chegar lá. E se eu não cheguei, como eu acredito que eu não cheguei, eu preciso pensar e repensar os meus caminhos, sem mudar os meus planos, sem mudar os meus rumos. Não quero que as coisas sejam difíceis, e elas não irão ser. Mas eu preciso compreender porque as coisas são assim por entender que eu sei os passos que eu preciso seguir, e para onde eu devo ir sem me perder nesse caminho, mas em busca de uma coisa que poucos são capazes de alcançar. Não posso ter medo de sonhar alto. Não posso ter medo de ser feliz. E assim eu poderei dizer que o futuro foi promissor para mim. No presente.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: